Agências da Secretaria do Trabalho estão fechadas em todo o país em decorrência da pandemia de coronavírus. Assim, pedido do auxílio deve ser feito de forma eletrônica. Com os postos da Secretaria do Trabalho fechados em todo o país devido à pandemia do coronavírus, o trabalhador que foi contratado e não possui a carteira de trabalho poderá fazer a solicitação do documento sem sair de casa.
Da mesma forma que a entrada no seguro-desemprego, isso pode ser feito de duas maneiras:
acessando o portal https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho
usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em aparelhos que usam os sistemas operacionais Android e iOS.
O Registro Profissional, aquele cadastro do trabalhador no órgão que regulamenta a profissão, também pode ser feito via internet. Nesse caso, o pedido deve ser feito no site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, com a documentação sendo enviada, posteriormente, para o site de Protocolo Eletrônico.
Quem precisar tirar dúvidas, ainda pode usar o telefone 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.
Vídeo: MP autoriza empresas a reduzir salários e jornada de trabalho
Governo detalha proposta que autoriza empresas a reduzir salários e jornada de trabalho
MP autoriza redução de jornada e salário por até 3 meses; veja perguntas e respostas
Seguro-desemprego: posso perder o direito? O que muda com a nova MP?