TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

SPOTIFY APRESENTA LUCRO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA COMPANHIA

por Administrador / quarta-feira, 13 março 2019 / Publicado em Negócios

Nem sabíamos o que significava o termo streaming direito há 10 anos. Hoje, a palavra já faz parte do vocabulário de qualquer ser humano que consuma conteúdo digital.

O consumo por demanda, ao longo da última década, passou a conquistar um número cada vez maior de adeptos. Tome como exemplo o Netflix, que impactou significantemente o mercado de audiovisual. A indústria fonográfica também não escapa disso, já que plataformas de streaming hoje dominam o consumo de música, superando tanto os downloads quando as vendas físicas.

Mas as coisas demoraram a se consolidar. Tanto que, em mais pouco mais de 13 anos de existência da plataforma Spotify, apenas o último trimestre de 2018 foi capaz de gerar lucro para a empresa.

Lucros de aproximadamente R$ 396.000.000,00

O resultado foi constatado por um anúncio oficial aos acionistas do serviço. Pela primeira vez, os levantamentos de lucro operacional, lucro líquido e fluxo de caixa livre tiveram todos um saldo positivo.

Algumas novas iniciativas da plataforma certamente contribuíram para o sucesso. O Spotify agora tem ferramentas para upload de podcasts, além do fato de que artistas independentes agora também podem lançar suas músicas sem o intermédio de uma gravadora.

A quantidade de assinantes da versão Premium do aplicativo aumentou bastante desde o fim de 2017, chegando a 96 milhões de contas. Isso, é claro, sem contar com aqueles que usam a versão gratuita. O total estimado atualmente é de 207 milhões de pessoas que frequentemente consumem música pelo Spotify.

Por fim, os lucros calculados pelos acionistas medem cerca de 94 milhões de euros, o que equivale aproximadamente a 396 milhões de reais. Promoções de fim de ano também facilitaram os lucros, chamando mais ouvintes para a plataforma.

O mesmo anúncio, no entanto, traz uma notícia ruim. Se os cálculos estiverem certos, a empresa volta a apresentar prejuízos no fim do primeiro semestre deste ano. No entanto, a curva se mostra ascendente, e o próximo fim de ano pode dar ainda mais lucro para o Spotify.

Por sinal, se você é um artista musical e ainda não mergulhou de cabeça no mercado do streaming, corra para ler as nossas dicas para os tempos atuais da indústria.

Fonte: R7

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Sem viabilizar documento único, governo discute sistema digital para centralizar dados
Brasileira que tem restaurante em Berlim recebeu verba do governo alemão para enfrentar a pandemia
Auxílio Emergencial: beneficiários do Bolsa Família começam a receber a 1ª parcela de R$ 300

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO