TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Em Niterói, secretário especial da Cultura inicia preparativos para eventos culturais da 11ª Cúpula do BRICS

por tag3 / quinta-feira, 14 março 2019 / Publicado em Cultura

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, chega a Niterói, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14) para participar de reuniões preparatórias para a organização dos eventos culturais do BRICS, bloco político-diplomático que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. Em encontros realizados com a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Niterói e a equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF), o secretário discutirá detalhes do 4º Festival de Cinema e de outras atividades da agenda cultural, que culminará com a IV Reunião de Ministros da Cultura do BRICS, que devem ocorrer entre setembro e novembro. Em 2019, o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco e é responsável por organizar a 11ª Cúpula de Chefes de Estado, além de uma extensa agenda de atividades paralelas, que abrange 29 áreas além da cultura.

“A presidência brasileira nos traz a oportunidade de impulsionar a cultura nacional. Há um enorme potencial de exportação do produto brasileiro para públicos tão vastos, ecléticos e com tradições como o chinês, o russo, o indiano e o sul-africano”, afirma Pires.

Esta é a terceira vez que o Brasil sedia a Cúpula, que já foi realizada em Brasília (DF), em 2010 (2ª Cúpula), e em Fortaleza (CE), em 2014 (6ª Cúpula). No ano passado, o encontro foi realizado na África do Sul.

Perspectivas

Na programação cultural, está prevista a organização da 6ª Reunião de Altas Autoridades de Cultura e da 4ª Reunião de Ministros de Cultura do BRICS, que devem ocorrer em 30 de setembro e 1º de outubro, respectivamente, no Rio de Janeiro. Entre os principais temas da agenda ministerial estão a cooperação nas áreas do audiovisual, da indústria criativa e do patrimônio cultural.

Uma das intenções do bloco é celebrar um acordo de coprodução audiovisual, vinculado a um fundo de coprodução e distribuição específico para os países integrantes. Outro objetivo é cooperar na área de animação, com programas de capacitação em games e realidade virtual. Já a colaboração em setores criativos incluiria artes performáticas e visuais, música, gastronomia e design de moda, entre outros.

O BRICS também trabalha para a criação de uma rede de cidades criativas, centros culturais, turísticos e gastronômicos entre os países membros, tendo como exemplo a rede mundial criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Em relação ao patrimônio cultural, por iniciativa brasileira, há a negociação de um acordo para prevenção ao tráfico de bens culturais, que prevê ações coordenadas de repressão, repatriação e controle.

Audiovisual

A organização do IV Festival de Cinema do BRICS está a cargo da UFF em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, que destinou R$ 2 milhões para o evento. A previsão é de que o Festival ocorra entre 23 de setembro e 11 de outubro, em Niterói, nos espaços de exibição da Reserva Cultural, da Universidade Federal Fluminense e do Teatro João Caetano.

Segundo Pires, o audiovisual é uma área promissora para a cooperação intrabloco. “Temos acordos de coprodução bilaterais com China, Índia e África do Sul. O audiovisual é um dos setores que mais crescem no mundo. É uma oportunidade de potencializar a indústria nacional, gerando trabalho e renda para o setor e o País”, destacou.

O IV Festival terá três mostras principais: Filmes de Escola, Mostra Contemporânea (competitiva) e a Mostra de Animação. Como atividades paralelas serão oferecidas residência em audiovisual, curso da história do cinema, mostra de filmes clássicos do BRICS, exposição com acervo do Museu de Cinema e o Fórum de Preservação, com a presença dos representantes das Cinematecas dos países membros.

O Festival de Cinema se tornou um dos principais eventos culturais do BRICS. Desde a primeira edição, organizada em 2016, em Nova Deli, na Índia, a mostra reúne produções dos cinco países, coproduções e projetos criados especialmente para os eventos. Além da exibição de filmes e da premiação para os participantes da mostra competitiva, o Festival também via estreitar as relações entre os países-membros do bloco e estimular acordos de coprodução internacional.

Cultura no BRICS

Apesar de o BRICS ter sido criado em 2006, o setor cultural do bloco só ganhou impulso em 2015, durante a 7ª Cúpula, realizada na Rússia, quando foi organizada a 1ª Reunião de Ministros da Cultura. Na ocasião, foi assinado o Acordo de Cooperação na Área da Cultura. Em 2017, o acordo foi reforçado pelo Plano de Ação, criado na 9ª Cúpula, na China. Com vigência de 2017 a 2021, o plano estabelece diretrizes e cria quatro alianças concentradas nos temas: galerias e museus de arte nacionais, bibliotecas, teatro infantil e juvenil e museus.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Dwayne Johnson conta histórias de sua juventude na série ‘Young Rock’
John Saxon, ator de ‘A Hora do Pesadelo’, morre aos 83 anos
Paulo Vieira, do ‘Fora de Hora’, se recupera de infecção em hospital no Rio: ‘Estou ótimo’, diz

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO