TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Sesc Cultura recebe exposição “Floresta Encantada”, que também agrega encontro acessível, palestra e oficina de desenho infantil

por Administrador / sexta-feira, 29 março 2019 / Publicado em Cultura

A partir de 02 de abril estará aberta para visitação no Sesc Cultura a exposição “Floresta Encantada – Desdobramentos de um laboratório pictórico”, de Ana Ruas. A vernissage de abertura será no sábado, 30, às 19h30, aberta ao público. A exposição acontece até o dia 06 de julho na Galeria Sesc Cultura. No dia 08 de maio, às 18 horas, haverá encontro acessível, com audiodescrição e libras.

Além da exposição, Ana Ruas ministra no dia 03 de abril, às 19h30, a palestra “O desenho do mundo pelo olhar da criança: processos e registros”. O público-alvo são arte-educadores, pedagogos, além de público em geral.

A proposta é encontrar modos de questionar processos e registros do desenho da criança. Compartilhando experiências de projetos educativos com crianças em seu ateliê, a artista defende a importância do pensar e do sentir durante o processo, para tanto, aponta motivos e estratégias para evitar o desenho estereotipado na escola. A artista acredita que atividades estrategicamente direcionadas, resultam em desenhos que geram pensamentos, revelam sutilezas e despertam um olhar poético sobre o mundo.

No dia 04 de maio, às 15h30, a ação envolverá a criançada, no Sesc Arte para Crianças, com a oficina de desenho que propõe um diálogo com os desdobramentos da série Floresta Encantada, que é o assunto que permeia a pesquisa atual da artista. Assim como acontece no ateliê Ana Ruas, um espaço não formal, que funciona como lugar de trabalho da artista e laboratório pictórico, desconstruindo sistemas e combatendo estereótipos, a oficina no ateliê do Sesc, irá propor um diálogo entre o assunto Floresta e as próprias árvores existentes no entorno da unidade.

Origem da exposição – Nas férias escolares de verão, em 2016/2017, uma experiência pictórica foi oferecida no Ateliê Ana Ruas e crianças experimentavam materiais sem medo e a tinta escorria sem pressa. Neste local que funciona como um laboratório pictórico, onde nem tudo é previsível, mas tudo é observado e experimentado, oferece experiências em processos em artes visuais, provocando intercâmbios e ações coletivas.

O laboratório desdobrou-se de tal forma que, tornou-se uma obra aberta, com assuntos que permeiam a pesquisa da artista em todas as suas ações. Nesta exposição, o destaque se dá pelo desdobramento entre florestas, florestinhas num espaço imaginário e no espaço urbano, representado pela insistência dos matinhos na calçada do ateliê da artista.

Sobre a artista – Ana Ruas nasceu em Machadinho, RS, em 1966. Vive e trabalha em Campo Grande, MS desde 1996. A artista já foi contemplada com Prêmio PIPA – Voto Popular 2015. Indicada ao Prêmio PIPA em 2018. Em 2013, foi contemplada com o prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais, com o projeto Seminário Entre Vários Olhares: da Pintura à Intervenção. Em 2014, participou da Bienal Del Fin del Mundo, em Mar del Plata, na Argentina e pintou a fachada do MACP – Museu de Arte e de Cultura Popular, Cuiabá, MT. Entre as exposições individuais: destacam-se: em 2018, Floresta Encantada 5, Galeria Via Thorey, Vitória, ES; em 2017, Floresta Encantada, Museu de Arte Contemporânea de MS, Campo Grande, MS; em 2016, Estratégias para dimensionar a delicadeza e o afeto, Galeria Andrea Rehder, São Paulo/SP; em 2014, Plano B, MARCO,MS; em 2010, Construções Verticais, MARCO,MS; em 2008, Era uma vez, MARCO – Museu de Arte Contemporânea de MS, Campo Grande, MS; em 2009 Da arte e do lugar, Intervenção, Pinacoteca da UFAL, Maceió, AL. Exposições coletivas destacam-se: em 2018, SCAPELAND – Território Livre, curadoria Laerte Ramos, Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina, São Paulo, SP; 2018, Dialetos 2, curadoria Paulo Henrique Silva, CCSP, São Paulo; em 2011 Dialetos, Galeria de Arte Frei Confaloni. Edição Goiânia, GO Dialetos, Galeria Antônio Sibasolly, Edição Anápolis, GO Dialetos, MARCO Edição Campo Grande, MS. Coordena o Ateliê Ana Ruas desde 2011, um Ateliê Aberto com propostas transdisciplinares e projetos educativos.

 

Fonte: Infinito

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Kanye West presidente? Relembre outros famosos na política americana
Jackie Stallone, mãe de Sylvester Stallone, morre aos 98 anos
‘Tenet’ tem ótimas cenas de ação em um dos piores roteiros de Christopher Nolan; G1 já viu

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO