TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Pontos turísticos da cidade morena: Complexo ferroviário

por Administrador / segunda-feira, 06 maio 2019 / Publicado em Turismo

O complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), em Campo Grande (MS), foi tombado pelo Iphan, em 2009. Importante para o desenvolvimento no Centro-Oeste brasileiro, no início do século XX, o conjunto da EFNOB possui 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades ferrovia. A Estrada de Ferro foi incorporada pela empesa estatal Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em 1957 e, atualmente, a concessão pertence à Companhia América Latina Logística, criada em 1997.

O tombamento considerou a relevância cultural desse patrimônio, em âmbito nacional, devido ao seu sentido geopolítico e de integração nacional, aproximação política e econômica do sul de Mato Grosso com São Paulo, e o início da urbanização de Campo Grande. A área tombada abrange edificações representativas da evolução socioeconômica da cidade, após a chegada da ferrovia. Também foi tombado um trecho de pouco mais de um quilômetro da via férrea que empreende grande curva a oeste a fim de retornar na direção de Corumbá (MS). Destaca-se como elemento marcante na referência visual e configuração urbana dessa área.

A importância da EFNOB e de suas estruturas vincula-se à dimensão estratégica nacional do Brasil, quando passava pela integração de seus territórios, o que poderia ser feito com o trem. Campo Grande, com a construção da ferrovia, passou a desempenhar um papel de fundamental na articulação dos fluxos econômicos procedentes de Corumbá, Cuiabá e da zona cafeeira de São Paulo. A ferrovia favoreceu a transferência do eixo econômico Cuiabá e Corumbá, por meio da navegação pelo Rio Paraguai para Campo Grande e São Paulo. A chegada dos trilhos da EFNOB em Campo Grande foi um dos acontecimentos mais importantes da história da cidade.

Na construção do complexo ferroviário, houve a reprodução – com maior precisão e em maiores dimensões – do processo de planejamento urbano adotado, em linhas gerais, em todas as cidades que nasceram próximas ou quase no leito de uma via férrea. No final do século XIX e início do século XX, a necessidade de garantir a comunicação no extenso território brasileiro forneceu o grande impulso do desenvolvimento desse meio de transporte. Em um cenário de expansão, foi iniciada a construção da EFNOB, ligando Santos (no litoral paulista) às fronteiras do Brasil com a Bolívia (em Corumbá).

Até 1905, a principal atividade econômica de Campo Grande era o comércio de gado e, desde o Segundo Império, em meados do século XIX, discutia-se a construção de uma ligação férrea do longínquo Mato Grosso ao litoral brasileiro. Esse trajeto só podia ser feito por navegação pela Bacia Platina (rios Paraná, Paraguai e Uruguai), o que dependia das relações diplomáticas com Paraguai e Argentina. No início da década de 1910, estudos realizados por técnicos da EFNOB indicaram que a sede da ferrovia devia ser construída em um centro com residências, comércio, órgãos públicos, órgãos do complexo ferroviário e, na periferia, alguns bairros residenciais.

Fonte: IPHAN

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Reembolso de passagem aérea: entenda as mudanças com a nova lei
Gramado: turista pode esquiar na neve, desbravar mundo em miniatura e curtir bar de gelo
Fazer ‘turismo sustentável’ exige respeito ao meio ambiente e à cultura local.

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO