TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Brasil e Itália estreitam relações bilaterais na área da cultura

por tag3 / quarta-feira, 19 junho 2019 / Publicado em Cultura
Equipes de Brasil e Itália se reuniram para debater parcerias entre os dois países nas áreas de patrimônio, cinema, teatro, TV, museus e bibliotecas públicas (Foto: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania)

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, e a vice-ministra de Bens e Atividades Culturais da Itália, Lucia Borgonzoni, se reuniram na tarde desta terça-feira (18), na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Em pauta, parcerias entre os dois países nas áreas de patrimônio, cinema, teatro, TV, museus e bibliotecas públicas.

Durante o encontro, Henrique Pires destacou o interesse de que Brasil e Itália sejam parceiros para a preservação de acervos museais, em especial em projetos que visem, além da digitalização e disponibilização de acervos, a preservação e restauração de documentos históricos. A vice-ministra italiana disse que esse tema é prioritário para a Itália. “Só preservamos o que compartilhamos e a digitalização é a forma de partilhar a nossa memória e mantê-la viva”, destacou.

O secretário também ressaltou as possibilidades de colaboração para o bicentenário de Independência do Brasil, a ser comemorado em 2022. Para tanto, Pires sugeriu a identificação de acervos que dialoguem com o tema e, também, de locais que possam abrigar exposições em comemoração à data.

A colaboração na área de cinema também foi abordada, com possibilidade de lançamento de editais de coprodução, com recursos de US$ 150 mil do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Borgonzoni afirmou que as tratativas para o edital já se encontravam em curso, mas que foram interrompidas em razão das eleições italianas, e confirmou o interesse em retomá-las.

Henrique Pires também mencionou a possibilidade de que a Biblioteca Nacional (FBN) colabore com a Itália nos eventos sobre os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci. “É possível que, considerando todas as medidas de segurança, nós possamos contribuir com a comemoração que os italianos estão preparando. A Biblioteca Nacional tem em seu acervo uma obra raríssima, a cópia do Homem Vitruviano, uma das mais famosas obras atribuídas ao atelier do artista”, afirmou o secretário.

A vice-ministra também falou sobre a promoção da língua italiana no Brasil e sobre a possibilidade de vinculá-la a outras atividades culturais, como escolas experimentais de cinema, por exemplo.

Preservação do patrimônio

Outro tema abordado foi a preservação do patrimônio. Brasil e Itália têm colaborado de forma mais próxima nessa área desde o incêndio no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018. Na ocasião, foi destruída grande parte da coleção greco-romana trazida ao Rio pela imperatriz Teresa Cristina. O governo italiano se dispôs a ceder parte de seu patrimônio histórico e artístico, e suas excelências na restauração, para que a coleção do Museu Nacional seja reconstituída. Henrique Pires também propôs o intercâmbio de experiências e de normativas sobre a gestão de equipamentos culturais.

Lucia Borgonzoni mostrou interesse em desenvolver parcerias no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Uma das propostas é a candidatura múltipla para a preservação do patrimônio imaterial. A vice-ministra citou o carnaval, cuja proposta poderia ser liderada pelo Brasil e seguida por diversos outros países onde as festividades também fazem parte da cultura local. Ela também mencionou o desenvolvimento de aplicativos via satélite para o monitoramento de patrimônios históricos que têm sofrido danos em virtude das mudanças climáticas.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Lives de hoje: O Grande Encontro, Fernando e Sorocaba, Harmonia do Samba e mais shows
Xande de Pilares se alimenta da própria história no primeiro single de gravação de show
NO ÚLTIMO SÁBADO DE AGOSTO, CRIANÇADA TEM OFICINA DE CAPTURA DE SOMBRA NO SESC CULTURA

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO