TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Secretário especial da Cultura prestigia reunião da Unesco sobre patrimônio

por tag3 / sexta-feira, 05 julho 2019 / Publicado em Cultura
Se aprovado pelo Comitê da Unesco, o local será considerado o primeiro sítio misto do Brasil (Foto: Oscar Liberal)

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, embarcou para Baku, no Azerbaijão, onde irá acompanhar a reunião do Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na reunião, Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, poderão ser reconhecidas pelo seu excepcional valor para a humanidade e inscritas na lista do Patrimônio Mundial da entidade. “A nossa expectativa nessa viagem até o Azerbaijão é que depois dessas 30 horas de voo a gente consiga voltar de lá com o título para Paraty considerada patrimônio mundial”, comentou o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania. “Além da questão arquitetônica de Paraty que é conhecida por todos, a área é bem maior e engloba toda aquela área de montanha no entorno. Nessas quatro áreas que foram demarcadas, existem pelo menos 36 espécies bastante raras, incluindo o palmito-juçara, que é uma raridade e que também consta nesse patrimônio”, ressaltou Pires.

Região de vasta riqueza cultural e que também encanta por sua beleza natural, Paraty e Ilha Grande disputam com outros 28 pedidos de reconhecimento de sítios mundiais, sendo dois sítios mistos, ou seja, locais que são reconhecidos ao mesmo tempo como Patrimônio Cultural e Natural Mundial. Paraty e Ilha Grande concorrem diretamente com a região do Lago de Ocrida, na Albânia-Macedônia. “Nós estamos bastante otimistas com essa candidatura de Paraty a patrimônio mundial”, afirmou o secretário. O encontro do comitê da Unesco, que ocorre até 10 de julho, pode selar o 22º bem brasileiro a levar o título da entidade. Atualmente, há 14 sítios inscritos como Patrimônio Mundial Cultural e outros sete como Patrimônio Mundial Natural no Brasil.

O sítio misto abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali, estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Desde a Baía da Ilha Grande, são 187 ilhas, muitas cobertas de vegetação primária. “Foram quatro áreas devidamente registradas com fauna e flora raras. Tudo isso forma um conjunto significativo, são milhares de hectares e se isso ocorrer vamos ter bastante motivo para comemorar”, explicou Henrique Pires. “Neste aspecto, Paraty passa a ser, na medida em que venha a receber essa premiação, um destino inigualável no mundo, que vai atrair muitos turistas, pesquisadores e gerar muito emprego ali na região”, finalizou o secretário.

Parceria

Na área que envolve a cidade de Paraty e a Ilha Grande – ilha localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, integrante do município de Angra dos Reis -, encontra-se um sistema cultural baseado nas comunidades tradicionais, no qual se vê estreita relação entre cultura e biodiversidade. Em função disso, a candidatura ao título da Unesco é fruto de parceria entre os ministérios da Cidadania e do Meio Ambiente, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); as prefeituras municipais de Paraty e de Angra dos Reis e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Um dos principais aspectos do sítio, que faz do local incomparável no mundo, é o alto grau de espécies endêmicas da fauna e da flora, assim como espécies raras do bioma Mata Atlântica. São 36 espécies vegetais consideradas raras, sendo 29 endêmicas. A área abrange cerca de 45% das aves da Mata Atlântica e 34% dos anuros (sapos e pererecas) desse bioma. Há registros de mamíferos raros e predadores, como a onça-pintada e o muriqui, o maior primata das Américas.

Delegação

A delegação brasileira que está em Baku é composta pelo secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires; pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa; pelo diretor de Cooperação e Fomento do Iphan, Marcelo Brito; pela assessora internacional do Ministério da Cidadania, Juliana Santini de Oliveira; e por membros das prefeituras de Paraty e Angra dos Reis.

O Brasil é membro do Comitê do Patrimônio Mundial e tem direito a voto. Participam também Angola, Austrália, Azerbaijão, Bahrein, Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, China, Cuba, Guatemala, Hungria, Indonésia, Kuwait, Quirguistão, Noruega, Saint Kitts e Nevis, Espanha, Tunísia, Uganda, Tanzânia e Zimbábue.

Paraty e Ilha Grande em números:

• Área total: 148.831 ha
• Área de entorno: 407.752 ha
• Centro histórico de Paraty (46 ha) e Morro da Vila Velha (13 ha)
• Altitude máxima: 2.088 metros no Pico do Tira Chapéu, na Serra da Bocaina
• 187 ilhas, muitas cobertas de vegetação primária, e rica diversidade marinha
• 4 unidades de conservação: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e Área de Proteção Ambiental de Cairuçu
• 6 municípios: Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ), Ubatuba (SP), Cunha (SP), São José do Barreiro (SP) e Areais (SP)
• Centro histórico de Paraty: tombamento pelo Iphan em 1958 (61 anos), fundação em 28 de fevereiro de 1667 (352 anos)

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Indústria musical envia carta para Secretaria Especial da Cultura e pede medidas para amenizar impactos de pandemia no setor
‘Grey’s anatomy’ mostrará médicos lidando com pandemia do coronavírus em 17ª temporada
Norueguês bate recorde mundial cantando Elvis por 50 horas

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO