TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Cantor lírico, a plenitude da voz por meio da disciplina

por tag3 / terça-feira, 23 julho 2019 / Publicado em Cultura
“Construir novos personagens e ter uma disciplina constante são alguns dos desafios que encontramos”, afirma Denise de Freitas, cantora lírica (Foto: Divulgação)

Dia 22 de julho é o dia do cantor lírico. Utilizado em óperas e cantos sacros, o estilo lírico privilegia um trato vocal diferenciado, alcançando tons mais agudos e prolongados. Os cantores líricos precisam de grande volume e potência vocal, pois sua voz deve alcançar toda a plateia, mesmo sem microfone. Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Maria Callas e Montserrat Caballé são alguns profissionais que alcançaram renome internacional no estilo.

Segundo Denise de Freitas, uma das principais cantoras líricas brasileiras da atualidade, a profissão trouxe, acima de tudo, aprendizado, superação e crescimento pessoal. “Construir novos personagens, aprender a ficar sozinha, longe de casa, e ter uma disciplina constante, são alguns dos desafios que encontramos. Mas tudo isso vale e valeu sempre a pena. Isso é vida, isso é viver, é parte da evolução. E assim eu sigo em frente, fazendo o que mais amo, que é ser artista”, conta ela.

O cantor lírico pode levar anos para se formar. Segundo a professora de canto da Escola de Música de Brasília, Patrícia Tavares, é um desenvolvimento que requer empenho. “Um aluno leva, em geral, entre dois e três anos para a formação de base, depende da dedicação de cada um. Depois, mais dois ou três anos treinando repertório”, afirma.

Sobre a disciplina necessária para seguir a carreira, Patrícia destaca que é uma das características das artes. “O canto lírico trabalha com a plenitude da voz, que é uma preciosidade. O desenvolvimento do cantor, da cantora é realmente um processo, a voz fica madura por volta dos 25 anos. Então esse é um trabalho que leva um tempo razoável e é realmente necessária essa disciplina, que é comum ao artista; a entrega, para que a gente tenha o máximo de desenvolvimento da voz”, destaca a professora.

Lírico em ascensão

O canto lírico e, principalmente, o mercado de óperas, está cada vez mais acessível. De acordo com Flávia Furtado, diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera (FAO), um dos principais eventos do gênero na América Latina, o canto lírico está em um momento de ascensão em todo o mundo. A entrada da China neste circuito e a renovação de diretores em diversos teatros europeus está gerando maior dinamismo no setor, que têm atraído cada vez mais público – inclusive jovens.

Flávia destaca que o mercado pode crescer muito no Brasil. “A noção de que a ópera é elitizada não está correta. Quando há medidas de facilitação do acesso, com ingressos a preços acessíveis e divulgação nas redes sociais, o público vem ao teatro”, afirma ela. Ainda segundo a diretora, a ópera brasileira já atingiu um alto nível de qualidade, podendo exportar espetáculos prontos e, inclusive, profissionais como cantores e cantoras.

Com o objetivo de estimular o setor e qualificar profissionais, a cada edição, o FAO oferece oficinas de capacitação. O Festival também torna possível o contato com grandes nomes do canto lírico internacional, uma oportunidade de intercâmbio e aprimoramento para os cantores e estudantes brasileiros. “Faz parte do desenvolvimento do cantor lírico ter formação no exterior e isso não só para os profissionais brasileiros, mas em todo o mundo”, comenta Flávia.

Oportunidades e investimento

Atualmente, Manaus e São Paulo são importantes centros para os profissionais do canto lírico, em razão das produções de ópera e de musicais. O Ministério da Cidadania apoia o setor e, por meio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, do Ministério da Justiça, conseguiu o aporte de R$ 2,6 milhões para reformas que garantirão a segurança do Teatro Amazonas, um dos principais teatros voltados à ópera no País.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Nos 30 anos da MTV Brasil, VJs e executivos falam de legado: ‘Tem um pouco de MTV em cada lugar’
Tiago Iorc revela imagem eleita para capa do single ‘Você pra sempre em mim’
Zé Renato saúda Moraes Moreira através de João Gilberto

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO