TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Começam preparativos para a próxima edição do Micsul, no Uruguai

por tag3 / quinta-feira, 12 setembro 2019 / Publicado em Cultura
Foto: Divulgação

Os preparativos para a edição 2020 do Mercado das Indústrias Culturais do Sul (Micsul) começaram. Foi realizada em Montevidéu, nos dias 5 e 6 de setembro, a primeira reunião preparatória para o Mercado, programado para maio do ano que vem, na capital uruguaia.

O Mercado de Indústrias Culturais do Sul (Micsul) é uma iniciativa dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais com o objetivo de incentivar e debater o consumo e a circulação de bens e serviços culturais na América do Sul, bem como fomentar a realização de acordos de venda e comercialização de bens e serviços. O evento – criado em 2014 – promove rodadas de negócios, apresentações artísticas (showcases), conferências e oficinas.

A edição 2020 vai contar com a participação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México, que passa a integrar o programa a convite do país anfitrião. Os representantes governamentais definiram em conjunto e por consenso as linhas gerais do Mercado, tanto em relação às atividades de negócios como em relação às atividades de formação e às atividades culturais abertas ao público.

O evento vai contar ainda com rodadas de negócios intra e intersetoriais para empresas e empreendedores de artes cênicas, audiovisual, animação, jogos eletrônicos, design, moda, editorial, música, artes visuais, museus e artesanato. Como nas edições anteriores, o anfitrião convidará compradores extra região para dinamizar as rodadas de negócios e outras atividades. Cada país será responsável pela seleção dos representantes de cada setor nas rodadas de negócios. No caso do Brasil, a seleção da delegação será feita por edital.

De acordo com a servidora Andrea Guimarães, da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cidadania, os principais resultados da reunião foram alinhar expectativas dos países participantes com relação à organização do evento por parte do Uruguai e conhecer os responsáveis pelas delegações e pela produção do Mercado. “Outro resultado muito importante foi a decisão de consolidar o Micsul não só como evento mas também como plataforma permanente de promoção e difusão da cultura e da criatividade latino-americana, o que se traduzirá futuramente em outras atividades e serviços”, analisa.

A primeira edição do Micsul ocorreu em Mar del Plata, Argentina, em 2014, e a segunda, em Bogotá, Colômbia, em 2016. Em 2018, o Brasil realizou o Mercado de Indústrias Criativas do Brasil, que contou com a participação de oito países da América do Sul e foi realizado com base no compromisso do País em realizar a terceira edição do Mercado.

O MicBR 2018 ocorreu em novembro passado em São Paulo e contou com a participação de empreendedores culturais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai e mais 60 compradores de 25 países. As rodadas de negócios contaram com 406 empresas e empreendedores de oito setores criativos, que geraram US$ 5,4 milhões durante o evento e previram fechar outros negócios na ordem de US$ 54 milhões para os 12 meses seguintes, conforme dados levantados pela Bits Productions, empresa responsável pela produção das rodadas de negócios. De acordo com o secretário substituto da Economia Criativa, Luiz Eduardo Rezende, tal iniciativa é de fundamental importância para o fomento dos setores culturais. “Os mercados criativos movimentam a economia, e o governo cumpre com seu papel de trazer recursos novos e privados para a cultura”, ressalta.

O Micsul apresenta-se como grande oportunidade de intercâmbio de informações e boas práticas, tanto no âmbito privado, com o aumento das possibilidades de difusão e comercialização multilateral de bens e serviços, quanto na esfera pública, por meio da definição de agendas comuns dos órgãos nacionais de cultura dos países participantes e aprimoramento de marcos regulatórios. A iniciativa é de grande relevância para o Ministério da Cidadania, na medida em que impulsiona de maneira determinante a circulação cultural na região sul-americana, contribuindo concretamente para a capacitação de empreendedores e a profissionalização e internacionalização de empreendimentos criativos do País. Representa, ainda, oportunidade de incremento da comercialização de bens e serviços culturais brasileiros, ampliando a presença da cultura brasileira no exterior.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério da Cidadania
(61) 2030-2649/1505

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

PS5: ‘Spider-Man: Miles Morales’ e ‘Horizon Forbidden West’ são anunciados
Madonna cancela show em Paris por lesão após sofrer queda no palco
Paulinho da Viola volta ao disco, após 13 anos, com gravação ao vivo feita antes do último álbum do artista

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO