TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Secretário da Cultura se aprofunda em trabalho desenvolvido pela Cnic

por tag3 / segunda-feira, 23 setembro 2019 / Publicado em Cultura
Foto: Clara Angeleas/Ministério da Cidadania

Os representantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic) foram apresentados ao secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Ricardo Braga. Nesta quinta-feira (19), eles falaram sobre suas experiências profissionais e aprofundaram, a Braga, o trabalho que desenvolvem na Cnic, a comissão responsável por avaliar projetos que buscam apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ainda estiveram presentes funcionários da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, que realiza a gestão da Lei Federal.

Na ocasião, o secretário adjunto da Secretaria Especial da Cultura, José Paulo Soares Martins, reforçou que a Cnic é a base que dá sustentação às decisões e discussões sobre a Lei de Incentivo. Segundo Martins, além de permitir a participação da sociedade civil na avaliação dos projetos apoiados, a comissão tem o mérito de ter integrantes especializados em diversas áreas culturais, que contribuem de forma voluntária para a cultura brasileira. Os integrantes da comissão reúnem-se mensalmente em Brasília para deliberar sobre os projetos em pauta e para contribuir com o debate sobre a legislação.

Ao conhecer os representantes, o secretário especial da Cultura se disse determinado a colaborar para a dinamização dos processos no âmbito da Secretaria e do Ministério.

Sobre a Cnic

A Cnic é um órgão colegiado de assessoramento direto ao ministro da Cidadania formado por membros da sociedade civil e do poder público. Os membros da sociedade civil são representantes das entidades de classe associativas, dos setores cultural e artístico e do empresariado, todas de âmbito nacional. A comissão analisa os projetos que pleiteiam captar recursos junto a patrocinadores pessoas físicas ou jurídicas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e emite parecer favorável ou contrário. É esse parecer que vai subsidiar a decisão final sobre a aprovação, ou não, dos projetos pelo Ministério da Cidadania, sob a coordenação da Secretaria Especial da Cultura. A partir da aprovação, o projeto pode ser executado, ou seja, suas atividades podem ser iniciadas.

Ao todo, 21 membros da sociedade civil compõem a comissão, sendo sete titulares e 14 suplentes. Também são integrantes o ministro da Cidadania, que preside a Cnic, os presidentes das sete entidades de natureza cultural vinculadas ao Ministério da Cidadania e o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Brasil. No total, são oito membros natos, cada um com seu representante na CNIC.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Governo exonera secretário adjunto de Mário Frias na Secretaria Especial de Cultura
‘Metal Gear Solid’ escala Oscar Isaac como protagonista Snake
Vanessa da Mata reapresenta, em single, mais duas músicas gravadas em show no Rio

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO