TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Vida além do atacarejo: GPA voltará a abrir lojas da marca Pão de Açúcar

por tag3 / quarta-feira, 11 dezembro 2019 / Publicado em Negócios

Pão de Açúcar: a aposta são lojas com produtos mais premium e foco em alimentos frescos (Germano Luders/EXAME)

O GPA (Grupo Pão de Açúcar) passou os últimos anos reformando seu portfólio de lojas, com foco no crescimento de sua marca de atacarejo Assaí. Enquanto isso, as outras marcas alimentares da empresa cresceram menos organicamente. Agora, o GPA volta a olhar para a expansão dos mercados Pão de Açúcar. “Nos últimos anos, investimos no crescimento acelerado do Assaí e tivemos uma posição defensiva no multivarejo, para ajustar o portfólio”, afirmou Peter Estermann, presidente do grupo, em coletiva com jornalistas.

No ano que vem, a empresa espera abrir de seis a sete unidades do supermercado Pão de Açúcar e 50 mercados Minuto Pão de Açúcar, além de conversões de outros formatos. Há hoje 185 supermercados Pão de Açúcar, mesmo número que no terceiro trimestre de 2017. “Faz muito tempo que não há abertura orgânica do Pão de Açúcar”, disse. “Assaí já se transformou em um modelo replicável e acreditamos que o mesmo pode acontecer com o Pão de Açúcar.”

A aposta é nas lojas chamadas Geração 7 do Pão de Açúcar, com produtos mais premium e foco em alimentos frescos, que trazem receitas e margens maiores. As lojas também estarão integradas às novas startups do GPA, o aplicativo de entregas James Delivey e o de gastronomia Chef Time.

Para suportar parte dessas aberturas na cidade de São Paulo, será usado o centro de distribuição da cidade, que hoje funciona com dois turnos e tem capacidade para operar 24 horas por dia. O CD também deverá atender o comércio eletrônico, que devem dobrar de tamanho no ano que vem.

Já em outras regiões, a companhia também irá abrir novos centros de distribuição acoplados a lojas Hipermercado Extra, chamadas de e-stores, a exemplo da inauguração recente no Rio de Janeiro. Além de fornecer estoque para as compras online, os pequenos CDs podem servir como estoque de cerca de 15 lojas de proximidade.

Em 2020, o investimento do grupo deverá ser em torno de 1,8 bilhão de reais, alocado principalmente na expansão orgânica, nas conversões e em tecnologia. O valor é semelhante ao desembolsado neste ano. O GPA teve receita bruta acumulada de 42,6 bilhões de reais no acumulado ano.

Veja também

  • GPA espera que Assaí atinja vendas brutas de R$ 50 bilhões em 2022
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSGPA espera que Assaí atinja vendas brutas de R$ 50 bilhões em 2022query_builder 11 dez 2019 – 18h12
  • GPA cria loja em hipermercado em que clientes não entram
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSGPA cria loja em hipermercado em que clientes não entramquery_builder 25 nov 2019 – 06h11
  • O show de horrores que a nova direção encontrou na Via Varejo
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSO show de horrores que a nova direção encontrou na Via Varejoquery_builder 14 nov 2019 – 19h11

Extra e Assaí

A marca Extra não deve ter crescimento orgânico em 2020. Pelo contrário: há cerca de 25 unidades de supermercado Extra com potencial para serem convertidas em Assaí.

Já o Assaí, principal fonte de expansão durante os anos de crise econômica, deve continuar crescendo. Responsável por mais de metade do faturamento do grupo, a expectativa é que a marca, hoje com receitas de 28,9 bilhões de reais nos últimos doze meses, chegue a 50 bilhões nos próximos dois anos.

A marca, que passou de 107 unidades em 2016 para 153 em 2019, se expandiu amparada tanto em aberturas orgânicas quanto conversões de Hipermercados Extra.

O formato deu tão certo no Brasil que irá chegar a novos mercados no ano que vem, com a primeira inauguração do Assai na Colômbia. A operação será feita em conjunto com a Éxito, grupo colombiano que também pertence ao Casino, controlador francês do GPA.

O Casino está reestruturando seus ativos em todo o mundo e propôs um plano que inclui a compra pela brasileira da rede colombiana Éxito. O GPA iniciou a Oferta Pública de Ações e deve finalizar a incorporação em breve.

Combinadas, as duas empresas terão faturamento superior a 70 bilhões de reais em 2019 e mais de 150 mil funcionários.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Auxílio Emergencial: governo abre novo canal de contestação para quem teve benefício negado
Asfixia econômica
Preços do petróleo fecham estáveis e mantém mínima de 18 anos

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO