Oferta de assentos diminuiu em 93,5% em meio à pandemia. Avião da companhia aérea Gol Sergio Moraes/Reuters A Gol registrou uma queda de 93,6% na demanda total (RPK) em abril em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados prévios de tráfego para o mês divulgados nesta quarta-feira (6), em desempenho afetado pela pandemia de Covid-19. A oferta total (ASK) no mês passado diminuiu em 93,5%, o que resultou em uma queda de 1,3 ponto percentual na taxa de ocupação, para 79,5%. Desde 28 de março, a malha da companhia foi reformulada para garantir atendimento essencial a capitais brasileiras a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos conforme os efeito da pandemia de Covid-19 reduziram a demanda. "Essa malha aérea essencial operou durante todo o mês de abril e resultou numa diminuição dos voos domésticos de 93% e, com a exceção de voos de repatriação, uma interrupção temporária de todos os voos internacionais", disse a Gol no comunicado. Desde meados de março, após o avanço da pandemia de coronavírus, a Gol reduziu sua capacidade no mercado doméstico e no internacional. O ajuste levou a companhia a reduzir sua rede de 800 voos por dia para 50 voos diários. A empresa informou que reduziu em aproximadamente 80% a capacidade no período entre abril e junho (75% rotas domésticas e 100% internacionais), e espera uma diminuição de 70% na receita do 2º trimestre na comparação com o mesmo período de 2019.