TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Confiança empresarial tem 3ª alta seguida e recupera 79% das perdas com pandemia, aponta FGV

por Administrador / segunda-feira, 03 agosto 2020 / Publicado em Negócios

Resultado sinaliza que economia continua em trajetória de recuperação, mas incerteza permanece elevada, afirma pesquisador. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) subiu 7,1 pontos em julho, para 87,5 pontos. Com a terceira alta seguida, o índice recuperou 79% das perdas ocorridas no bimestre março-abril.
Segundo Aloisio Campelo Jr., superintendente de estatísticas da FGV IBRE, o resultado mostra que a economia continua em trajetória ascendente no início do segundo trimestre após o baque do trimestre anterior em meio à pandemia de coronavírus.
"A boa notícia é a consolidação de tendência de melhora da percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios, com Indústria e Comércio atingindo níveis de satisfação mais próximos à normalidade. Mas há que se analisar esta tendência com alguma cautela uma vez que a incerteza continua elevada e mesmo os indicadores de expectativas, que saíram na frente, retratam hoje um sentimento que parece ser mais bem descrito como o de uma 'neutralidade sujeita a revisões'. Ainda é cedo para se pensar em uma retomada consistente de investimentos, por exemplo”, afirma.
O índice consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.
Em julho, pela primeira vez desde a crise detonada pela pandemia, a alta da confiança foi igualmente motivada por expectativas e percepção sobre a situação corrente. O Índice de Expectativas (IE-E) subiu 7,4 pontos, para 89,8 pontos, após avançar 30,9 pontos nos dois meses anteriores. Já o índice que retrata a situação corrente dos negócios (ISA-E) subiu 7,1 pontos, para 79,7 pontos, após recuperar somente 11,2 pontos no bimestre maio-junho.
Confiança por setores
A confiança subiu nos quatro setores integrantes do índice, com a maior alta ocorrendo na indústria e a menos expressiva no comércio. O setor de serviços registrou a segunda maior alta no mês, mas, ainda assim, continua apresentando o menor nível de confiança entre os setores. O maior nível é o da indústria, seguida pelo comércio.
“Uma das características marcantes da crise econômica de 2020 em todo o mundo é a forma poucas vezes vista com que o setor de serviços vem sendo impactado, em decorrência das medidas de isolamento social e do medo da população com a pandemia de Covid-19. A crise não afeta de forma homogênea todo o setor, mas atinge de forma dramática segmentos importantes para o emprego como o de serviços prestados às famílias", destaca Campelo Jr.
Ele explica que nas recessões anteriores do Brasil, a queda mediana do PIB do setor de serviços havia sido de apenas 1,4%, contra 10,4% da indústria de transformação. "Se excluirmos o comércio deste grande setor, responsável por cerca de 2/3 o PIB nacional, a queda mediana dos serviços nas recessões anteriores chega a se anular”, afirma.
Em sete anos, PIB per capita cai e brasileiro fica 11% mais pobre
Pesquisa aponta alta no índice de confiança da indústria, em julho

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Governo avalia manter benefícios de regime especial após reforma tributária enviada ao Congresso
Apostadores entediados por coronavírus trocam esporte por mercado financeiro
Famosa pelos pratos marrons, Duralex pede recuperação judicial

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO