TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

TCU arquiva ação contra ministro da CGU por obstruir fiscalização do acordo de leniência da Odebrecht

por Administrador / quinta-feira, 06 agosto 2020 / Publicado em Negócios

Corte também arquivou processo similar contra ex-advogada-geral da União Grace Mendonça, mas ainda vai apurar condutas. Acordo assinado em 2018 não passou pelo tribunal, diz relator. O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira (5), arquivar processos contra o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner do Rosário, e a ex-advogada-geral da União Grace Mendonça. Eles eram acusados de atrapalhar a fiscalização, pelo TCU, do acordo de leniência entre o governo e a construtora Odebrecht.
O acordo com a empreiteira foi assinado em 2018, e a área técnica do TCU chegou a pedir a suspensão das tratativas por conta da suposta sonegação de informações pela CGU e pela AGU.
Mesmo rejeitando a cautelar, o TCU decidiu abrir um processo para apurar as obstruções ao trabalho dos auditores da corte de contas.
O relator dos processos, ministro Bruno Dantas, afirmou que a decisão de arquivar o caso ocorreu porque o TCU assinará, nesta quinta (6), acordo com AGU, CGU e Ministério Público Federal para compartilhamento de dados dos acordos de leniência. O acerto deve permitir acesso do tribunal a todas as etapas dos processos.
Odebrecht fechou acordo de leniência com a União em 2018
"Eu propunha a inabilitação da ex-AGU por 5 anos, tamanha a gravidade dos fatos, mas eu entendo que o ambiente agora é outro, é de construção, de relação cooperativa”, afirmou o ministro sobre o acordo que será assinado.
Bruno Dantas disse ainda que, antes da assinatura do acordo de leniência com a Odebrecht, Rosário e Grace se comprometeram a não finalizar o acordo antes de o TCU tomar conhecimento dos termos. Ao fim, o acordo foi assinado sem que o TCU fosse sequer comunicado.
“O acordo [de leniência da Odebrecht] foi uma quebra de confiança. No caso da CGU, foi ainda mais grave porque trata-se de um órgão parceiro”, afirmou Dantas.
Discordância em plenário
Durante a sessão, o ministro Augusto Shemann, concordou com a decisão de arquivar o processo, mas afirmou que tanto a ex-ministra Grace Mendonça quanto o ministro Wagner Rosário estiveram diversas vezes no TCU, e que o acordo de leniência com a Odebrech não foi assinado sem o conhecimento do tribunal.
“A ministra Grace detalhou ao tribunal todos os procedimentos que vinham sendo adotados. Nesses dias da assinatura do acordo, a ministra Grace veio ao tribunal com toda a documentação do acordo, procurou a presidência e deixou toda a documentação lá. Eu soube que algum tempo depois ela retornou e buscou essa documentação para que fosse entregue ao ministro Bruno Dantas”, disse.
Segundo Sherman, na época desses acontecimentos, Bruno Dantas estava fora da corte em missão oficial. O ministro ainda disse ter dúvidas se os auditores do TCU realmente poderiam ter acesso às informações do acordo de leniência durante as negociações.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Agora é assim?: Para retomada da economia, país não pode atrasar o resgate ao empreendedorismo
Vale tem maior lucro entre empresas abertas da América Latina no 3º trimestre
Senado aprova diretores de órgão que vai fiscalizar Lei Geral de Proteção de Dados

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO