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Comerciantes se preparam para datas festivas do semestre: “É preciso planejamento”, diz consultor

por Administrador / segunda-feira, 31 agosto 2020 / Publicado em Negócios

Com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, loja de brinquedos em São Paulo fatura 70% do volume do ano inteiro. Confira dicas para garantir boas vendas. O segundo semestre de 2020 tem várias datas festivas e cinco oportunidades para os pequenos empresários alavancarem as vendas. Em setembro acontece a Semana do Brasil, que comemora o 7 de setembro e promove descontos em lojas físicas e virtuais. Em outubro tem o Dia das Crianças, em novembro, a Black Friday e o Cyber Monday e, em dezembro, o Natal. Para aproveitar melhor as datas, os comerciantes precisam de algumas estratégias. “Duas palavras são muito importantes: organização e planejamento. É preciso se organizar, verificar como vai divulgar e avisar os clientes antecipadamente”, alerta o consultor de negócios Haroldo Matsumoto. “Com Dia das Crianças, Black Friday e Natal, a gente fatura 70% do volume do ano inteiro”, afirma Viviane Tamborim, gerente de marketing de uma loja de brinquedos em São Paulo. Comércio se prepara para as datas comemorativas do segundo semestre Reprodução TV Globo A gestão eficiente do negócio é importante para garantir o sucesso da operação. Confira as dicas: Liquidação e renovação do estoque: É o momento ideal para fazer um levantamento do que tem no estoque e liquidar os produtos. “O comerciante pode vender até pelo preço de custo para recuperar o capital e comprar novos produtos, renovando o estoque e gerando caixa para começar 2021 reforçado”, diz Matsumoto. Vendas em marketplace e divulgação em redes sociais: Quanto mais presença em plataformas e redes sociais o comerciante tiver, mais chances ele tem de fazer bons negócios. Investir em logística: Como são datas comemorativas, o cliente não pode receber o produto depois da festa. Se isso acontecer, a marca pode perder o cliente. "Além de gerar insatisfação, vai prejudicar a marca, o serviço e esse cliente com certeza não vai indicar e nem vai voltar a comprar”, afirma o consultor. Analisar o comportamento do consumidor: Durante a pandemia, novos hábitos de consumo surgiram. As marcas precisam atender a essa demanda. “Pesquisas mostram que as famílias estão em busca de entretenimento, mas o que o meu comércio vai poder contribuir com uma solução ao problema do consumidor?”, questiona Viviane. Veja a reportagem completa: Comerciantes se preparam para datas festivas do segundo semestre

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