TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Ministro Paulo Guedes diz que Febraban é ‘casa de lobby’ e que agiu para derrubá-lo

por Administrador / sexta-feira, 30 outubro 2020 / Publicado em Negócios

Ministro deu declaração em audiência do Congresso. Federação Brasileira de Bancos emitiu nota defendendo teto de gastos e sustentabilidade fiscal, mas não respondeu à acusação. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (29) que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é uma "casa de lobby" e que a instituição agiu para derrubá-lo.
O lobby é exercido por grupos de interesse junto a agentes públicos com o objetivo de tentar influenciar na aprovação de projetos ou atender a demandas de um determinado setor. A prática é bastante comum nos órgãos públicos.
As declarações foram dadas durante audiência pública na comissão mista do Congresso que acompanha as medidas de enfrentamento à Covid-19.
Consultada, a Febraban não se manifestou sobre a acusação do ministro. A entidade emitiu a seguinte nota como resposta:
"A Febraban sempre se posicionou pela necessidade de sustentabilidade fiscal como pressuposto da retomada econômica e pela defesa clara em favor da manutenção do teto de gastos."
Paulo Guedes defende imposto digital, mas volta atrás: ‘Imposto está morto’
Guedes fez a acusação contra a Febraban no momento em que falava sobre a proposta de criação de um imposto sobre transações financeiras realizadas por meio digital, em estudo pela área econômica.
O ministro é a favor do novo imposto, que ele chamou de "digitax", e que, segundo ele, irá compensar a redução de outros tributos que hoje oneram as empresas.
A proposta vem sendo comparada à antiga CPMF, que incidia sobre transações financeiras, e sofre resistências no Congresso. O próprio presidente da Febraban, Isaac Sidney, criticou, em agosto, a possibilidade de recriação da CPMF, que ele chamou de " tributo regressivo, na contramão dos outros países."
"A Febraban é uma casa de 'lobby', muito justo o lobby, mas está escrito assim na testa: ‘lobby bancário’, para todo mundo entender do que se trata. Inclusive financiando estudos que não têm nada a ver com a atividade de defesa das transações bancárias, financiando ministro gastador para ver se fura teto, para ver se derruba o outro lado. Tem que falar a verdade", disse Guedes.
Ministro fura-teto
Guedes não citou qual ministro, e nem qual estudo, a Febraban estaria financiando com o objetivo de desestabilizá-lo.
Recentemente, porém, o titular da Economia se envolveu em um embate público com o colega Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Em um episódio, após uma reportagem revelar que Marinho o havia criticado durante uma reunião com investidores, Guedes afirmou a jornalistas que, se aquilo fosse verdade, Marinho seria "despreparado", "desleal" e "fura-teto".
Fura-teto é como Guedes se refere a quem defende, dentro do governo, a adoção de medidas para driblar a regra do teto de gastos, que limita o aumento das despesas públicas, para garantir mais recursos para investimentos no ano que vem.
O ministro da Economia tem atuado dentro do governo para que a regra do teto de gastos seja respeitada. Em agosto, após notícias de que o ministro Rogério Marinho era um defensor da flexibilização da regra do teto, o ministro da Economia conseguiu que o presidente Jair Bolsonaro se manifestasse publicamente a favor da regra e manifestasse o compromisso de que o governo respeitará o teto de gastos.
Nesta quinta, enquanto Guedes participava da audiência, Marinho acompanhava o presidente Jair Bolsonaro em viagem ao Maranhão. Em discurso, Bolsonaro fez elogios a ele.
"Ninguém viu um ministro do Desenvolvimento Regional [melhor] do que Rogério Marinho, o homem que vive pelo Brasil todo, mas em especial no Nordeste", disse o presidente. "Onde mais necessita de obras, ele está presente. Ao Rogério Marinho, a minha solidariedade e meu muito obrigado pela confiança", completou.
Guedes diz que, se Marinho falou mal dele, é 'despreparado', 'desleal' e 'fura-teto'

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Fechamento de fábricas no Brasil vai ajudar na lucratividade da Ford, diz JPMorgan
Huawei vai revelar detalhes de sua tecnologia para mostrar que não representa risco de segurança
Estados do Nordeste tentam deter fuga de investimentos da Petrobras

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO