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Quer empreender com uma clínica de estética? Veja 10 dicas do Sebrae

por Administrador / sexta-feira, 15 janeiro 2021 / Publicado em Negócios

Serviço está entre as ideias de negócio mais buscadas no site da instituição em 2020. Setor de beleza e estética desperta interesse de futuros empreendedores Reprodução/PEGN Abrir um centro de estética foi uma das ideias de negócios mais buscadas em 2020 no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A variedade de serviços que podem ser oferecidos em uma clínica de estética é grande e vai de limpeza de pele, tratamento de acne e revitalização facial, até tratamento contra gordura localizada, depilação, drenagem linfática, massagens e podologia. Veja dicas para abrir um pet shop Confira dicas para investir em uma distribuidora de bebidas Saiba como abrir uma empresa de frete e transporte de cargas O Sebrae criou um material com dicas para quem pensa em investir nesse segmento. Veja 10 dicas do Sebrae para abrir uma clínica de estética: Mercado: esse é um segmento em crescimento, que tem dois grandes aliados: a busca por qualidade de vida e o surgimento de novas tecnologias. Com tantas opções de serviços, é importante ter foco e definir quais serão as atividades oferecidas. Estrutura: na hora de montar o espaço de atendimento, é interessante pensar no conforto que será oferecido aos clientes. A sugestão do Sebrae é que o estabelecimento tenha recepção, sala de espera, espaços comuns de atendimento e também gabinetes ou salas individuais, e banheiros suficientes para o fluxo de pessoas que frequentará o espaço. Oferecer estacionamento próprio ou convênio em locais próximos é importante. Equipe: para um centro de estética de pequeno porte, o Sebrae sugere começar com quatro profissionais: um recepcionista, dois esteticistas e um responsável pelo administrativo. O empreendedor precisa cuidar da segurança do trabalho e da saúde ocupacional dos funcionários, que devem ser capacitados para manipular produtos químicos e manusear equipamentos. Especialização: para atuar na profissão, o esteticista deve fazer cursos técnicos, tecnólogos ou superiores oferecidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. O curso técnico de graduação, por exemplo, tem duração de dois anos e oferece matérias que envolvem estética, anatomia, bioética, cosmetologia, economia, administração, biologia, química, nutrição, psicologia e marketing. Gestão do estoque: o estoque de mercadorias deve ser suficiente para o bom funcionamento da empresa, mas mínimo para reduzir o impacto no capital de giro. É importante verificar se os produtos estão com situação regular nos órgãos de fiscalização. Em alguns casos, é preciso ver o rótulo do produto e conferir o número do registro ou notificação na Anvisa, orientações de uso, advertências e a data de validade. Concorrência: apesar de ser um mercado em contínuo crescimento, há uma forte concorrência altamente especializada e treinada. Por isso, o investidor deve estar sempre atento às inovações do setor. Atendimento: para fidelizar os clientes, é importante ter pontualidade nos atendimentos, oferecer materiais de qualidade, ambiente acolhedor e silencioso. Diferenciais: para se destacar, dá para oferecer atendimento em domicílio para serviços mais simples, como manicure e pedicure; comercializar produtos como cosméticos, florais, velas aromatizadas; oferecer um cartão fidelidade; e fazer parcerias com academias, lojas de produtos naturais e profissionais da área de saúde, como nutricionistas e educadores físicos. Clientes: as mulheres representam 83% dos atendimentos realizados por prestadores de serviços nas áreas de beleza e estética. Porém, cada vez mais, o público masculino se interessa pelo serviço e muitos empresários estão de olho nesse crescimento. Outro nicho de público que tem despertado muito interesse no setor é o da terceira idade. Divulgação: fazer uma pesquisa de mercado antes de montar o negócio é uma boa estratégica para identificar o público-alvo. É ele que fará a melhor publicidade da empresa, no melhor estilo de divulgação boca a boca. Outra grande aliada é a internet e as redes sociais. Veja reportagem do PEGN sobre um modelo de negócio que une clínica de estética com venda de produtos de beleza: Microfranquia de beleza vende produtos e lucra com assinatura de planos de tratamento Vídeos: Conheça empreendedores que estão superando a crise

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