TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Viagem pela América do Sul fez casal colombiano criar mural na cidade

por Administrador / quinta-feira, 13 julho 2023 / Publicado em Cultura

Há 15 meses, o casal colombiano Nataly Raramilho, de 37 anos, e Rafael Arboleda, de 36 anos, percorrem as estradas da América do Sul. Os motociclistas saíram do país de origem com a vontade de chegar ao ‘final do mundo’ em Ushuaia, na Argentina.

Os dois seguem viajando desde então e há seis dias chegaram em Campo Grande. Na Capital foram recebidos por Dimmy Char, de 39 anos, que também é um motociclista viajante. Apesar de não conhecer o casal, ele explica que abriu as portas de casa, pois isso faz parte da parceria entre motociclistas.

“A irmandade motociclista é isso. Eu não os conhecia e um colega de Londrina que não conheço pessoalmente me ligou e disse: ‘Tem um casal da Colômbia que passou por aqui e está indo para aí. Você pode receber?’. Eu falei que podia, se não estou na estrada a gente vai apanhando e dando uma força”, comenta.
Com uma motocicleta Yamaha Virago XV 250, Nataly e Rafael passaram pela Argentina, Peru, Equador, Bolívia, Chile e Uruguai. Pela primeira vez no Brasil, eles também planejam ir à Mato Grosso e Brasília onde será realizado o Moto Week 2023, que é um dos maiores festivais de moto da América do Sul.
Rafael comenta que a viagem para a Argentina foi planejada com antecedência. Após concluírem o percurso, eles iniciaram a outra fase da aventura que não tem previsão para acabar tão cedo.

“Preparamos nossa viagem com antecipação na Colômbia e começamos nossa travessia. Demoramos dois meses e meio para chegar a Ushuaia, chegamos em 4 de março deste ano e viemos fazendo o resto do continente”, diz.

O trabalho artístico, conforme Nataly, é uma forma de custear as despesas da viagem. “Fazemos murais, tatuagens e seguimos a rota”, afirma. Há 13 anos, ela se formou no curso, enquanto o companheiro aprendeu de outra forma. “Eu sou artista plástica, estudei artes plásticas e o Rafa trabalha independente comigo”, fala.

Apesar dos murais serem um trabalho a dois, as tatuagens são feitas somente pela Nataly. Alguns dos desenhos ganharam parte da própria pele e a dele também.

A paixão pelo motociclismo ambos compartilham há um bom tempo. Antes de iniciarem a primeira viagem cruzando fronteiras, eles realizavam trajetos menores. A decisão de sair da Colômbia é justificada de maneiras diferentes por cada um. “É para sair um pouco do sistema”, destaca Nataly.

Para Rafael trata-se da busca para recuperar a fé na humanidade. “Primeiro nos encanta a moto, viajar e em segundo é para conhecer a cultura sul-americana e recuperar a fé na humanidade. Nosso país tem muitos problemas, conflitos e violência. É para recuperar a fé na humanidade e voltar a viver de verdade”, pontua.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Vitor Kley faz ‘Sino de Belém’ bater em cadência pop em single de álbum natalino
Juliano Laham assume lugar de Henri Castelli na ‘Dança dos Famosos 2020’
Gal Costa canta Dorival Caymmi com Silva em single que depura e dilui emoções do samba-canção ‘Só louco’

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO