Após oito meses de governo Riedel, a cultura passa a ser a primeira secretaria a sofrer mudanças e a classe cultural começa a se movimentar para discutir a questão.
A classe artística e cultural do Mato Grosso do Sul, por meio de um manifesto que começou a circular na quinta-feira (10 de agosto de 2023), se posiciona em relação à pasta responsável pela cultura no estado. A SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), hoje com o status de super secretaria e com a promessa de grandes avanços nas políticas públicas culturais, que envolvem esporte, turismo e cidadania está na mira do governador Riedel, a ser a primeira secretaria a sofrer um revés.
A reportagem do TVK WEB, ouviu a comissão organizadora do manifesto, que tem como objetivo central sensibilizar as autoridades envolvidas a não retrocederem em relação à pasta. Segundo um levantamento feito pela comissão, a possibilidade de a cultura voltar a ser uma Fundação, impediria grandes avanços e perderia papel principal no assento com as demais secretarias do governo estadual, assim como dentro do próprio Ministério da Cultura, e outras questões que serão levantadas e discutidas pela casse nos próximos dias.
A comissão busca ainda mostrar ao atual governo que os artistas, que após sofrerem com a pandemia, esperam muito das políticas que fomentam o setor, sendo a manutenção da secretaria e de vital importância para esse processo de retomada.
A comissão informa que não quer e nem pretende discutir posicionamentos políticos partidários, ideologias ou qualquer outra questão que não seja sensibilizar as autoridades sobre a importância de manter a cultura em posição de igualdade com as demais secretarias.
Portanto, o deputado federal Vander Loubet, ligado a cultura; o presidente da assembleia legislativa, Gerson Claro e demais deputados; o presidente Carlão da Câmara Municipal e demais vereadores; e o governador Riedel, receberão o manifesto, que segundo a comissão, estas autoridades já estão recebendo a solicitação de agenda para a visita da comissão e a entrega do documento.
No link abaixo você pode acessar a Petição feita comissão:
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR133869#google_vignette