TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Entre Magazine Luiza e Amazon: a dura vida da Via Varejo

por tag3 / quarta-feira, 20 fevereiro 2019 / Publicado em Negócios

VIA VAREJO: companhia ainda sofre de maior integração entre suas operações online e física | Alexandre Battibugli / (/)

A varejista Via Varejo, dona de Casas Bahia e Ponto Frio, divulga nesta quarta-feira os resultados anuais de 2018 e deve reforçar a dificuldade de competir num mercado cada dia mais disputado. Suas principais competidores no país vivem bom momento.

A B2W, tradicional líder do varejo online, aposta numa crescente integração com a Lojas Americanas para levar mais opções de retirada aos consumidores. O Mercado Livre investe em sua carteira digital e em mais centros de distribuição próprios para fidelizar os vendedores. O Magazine Luiza, que divulga resultados nesta quinta-feira, acertou tanto a mão na integração de lojas físicas e online que valorizou 13 vezes na bolsa em dois anos. Para completar, a americana Amazon lança cada vez mais categorias de produtos no Brasil e deve começar a operar sua própria rede logística.

A Via Varejo, que opera duas das mais tradicionais marcas do varejo brasileiro, ainda sofre com a claudicante estratégia de ora integrar, ora separar suas operações física e online. Segundo previsão do banco Itaú BBA, o lucro líquido da varejista deve recuar 17,6% no quarto trimestre em relação ao fim de 2017, para 106 milhões de reais. O faturamento também deve sofrer leve queda, de 0,9%, para 7,3 bilhões de reais. a margem operação, por sua vez, deve apresentar recuo de 1,6 ponto percentual, para 5,4%.

São números que contrastam com os do Magazine Luiza, que amanhã deve anunciar aumento de 22% no faturamento trimestral e queda menor no lucro, de 3%. São especialmente tímidos para uma empresa que na teoria está muito bem posicionada para um mercado que demanda agilidade na entrega e um contato com o consumidor sem fricção entre as operações online e digital — a Via Varejo tem mais de mil lojas e 26 centros de distribuição pelo país.

Segundo relatório do banco BTG Pactual, o ano de 2018 não foi “brilhante” para o varejo brasileiro, mas há grande expectativa para 2019. Nos últimos 12 meses, as ações da Via Varejo caíram 30%. A retomada demandará superar suas próprias dificuldades, e uma concorrência cada vez mais azeitada.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

iFood lança conta digital para restaurantes
Bolsas europeias fecham perto da estabilidade; Londres sobe com notícias sobre vacina
Bolsa cai mais de 2%, perde os 100 mil pontos e vai ao menor patamar desde julho

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO