TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Nada de Amazon: Magazine Luiza se inspira na chinesa WeChat

por tag3 / sexta-feira, 22 fevereiro 2019 / Publicado em Negócios

Magazine Luiza: o embrião da cultura digital surgiu há mais de uma década (Germano Lüders/EXAME)

Depois de liderar a transformação digital do varejo e crescer 35% em 2018, o Magazine Luiza tem novos planos, igualmente agressivos. A empresa quer criar um super aplicativo, que sirva para compras a pagamentos e que seja usado diversas vezes por dia.

A inspiração vem da China, que tem aplicativos como o WeChat, da Tencent, e o Taobao, do Alibaba, usados para conversar, fazer pagamentos, pedir um táxi, entre outros. “A ideia é que o usuário consiga fazer tudo no app. Claro, vamos demorar anos para chegar lá, mas estamos com iniciativas para aumentar o uso do app”, afirmou Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza, em teleconferência com analistas e investidores.

A ideia é oferecer novos serviços e vantagens, como frete grátis, sem cobrar assinatura. A Amazon, a gigante que inspira varejistas por todo o mundo, cobra um valor anual para oferecer frete grátis e acesso a serviços como streaming de conteúdo.

No entanto, não é esse modelo que o Magazine quer seguir. “Não é porque a Amazon tem o serviço Prime que também temos que fazer”, afirmou o presidente. De acordo com ele, o brasileiro tem capacidade de pagamento menor que os americanos e, por isso, o modelo de assinatura paga não funcionaria no país.

Atualmente, o aplicativo do Magazine Luiza tem 6 milhões de usuários ativos, que fizeram compras no último mês. Esse é um número expressivo, 140% superior ao de um ano atrás. Porém, ainda é comum que as pessoas desinstalem o aplicativo após uma compra. Para manter os usuários dentro do aplicativo, a empresa está aumentando o número de serviços e produtos da plataforma.

Eletrodomésticos, que eram o foco do Magazine, não são produtos comprados com muita frequência. Por isso, a empresa está investindo em moda e alimentação, itens que são comprados com maior regularidade.

Outra frente de trabalho é trazer os 4,2 milhões de portadores de um cartão Luiza para dentro do aplicativo. “Temos muitos clientes ativos, mas que usam pouco esse cartão no meio digital”, disse o presidente.

Veja também

  • Novo centro de distribuição da Amazon no Brasil
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSAmazon lança serviço de entrega no Brasil com 120 mil produtosquery_builder 22 jan 2019 – 06h01
  • Magazine Luiza
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSMagazine Luiza vai acelerar investimento em 2019query_builder 15 dez 2018 – 15h12

Resultado

A intenção de criar um super app veio depois que o Magazine Luiza anunciou fortes resultados em 2018. O lucro líquido foi de 597 milhões de reais no ano passado, crescimento de 54% em relação com o ano anterior. As vendas totais cresceram 35%, atingindo 19,7 bilhões de reais.

A força da companhia está na integração entre os digital e físico. Ao assumir a presidência da empresa, Frederico Trajano tomou como meta converter o Magazine em uma empresa digital com pontos físicos. Hoje, o presidente diz que não faz mais sentido falar em transformação digital. “Já passamos por esse processo e estamos em nova fase”, afirmou, em teleconferência com analistas.

O Magazine continua com planos agressivos de crescimento, mas dessa vez sem olhar tanto para o número de vendas. O objetivo será aumentar a base de clientes ativos e a frequência de compra, principalmente por meio de seu aplicativo.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Ibovespa tem duas novidades para ficar de olho
Como funciona um programa espião?
Anac autoriza transporte de vacinas refrigeradas em gelo seco na cabine de passageiros do avião

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO