TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

O maior desafio da Ambev no Brasil não são as cervejas

por tag3 / sábado, 09 março 2019 / Publicado em Negócios

Ambev: Se a concorrência já é difícil no segmento que a Ambev domina, é ainda mais complexa no setor de sucos e refrigerantes (Germano Lüders/EXAME)

A Ambev, conhecida pelas marcas de cerveja Antárctica, Brahma, Skol e Stella Artois, perde espaço para seus concorrentes. A líder do mercado de cervejas no Brasil enfrenta uma concorrência mais acirrada com a Heineken e foi a brasileira que mais perdeu valor de mercado no ano passado – a queda foi de 85 bilhões de reais.

Mas as cervejas da companhia não são seu maior problema. Uma das maiores quedas de volume e receita está em seu segmento de bebidas não alcoólicas no Brasil, que inclui refrigerantes como o Guaraná Antártica, o isotônico Gatorade e chá Lipton.

Se o volume de cervejas vendidas caiu 2,1% em 2018 contra o ano passado, no segmento de não alcoólicos a queda foi de 8,7%, maior que suas concorrentes. A receita líquida da divisão caiu 9,1% no último trimestre do ano e o volume vendido foi 9,8% menor. O Ebitda, resultado antes de taxas, diminuiu 44,9% no trimestre.

Para o banco BTG Pactual, os resultados fracos no segmento podem ser explicados pelo preço dos refrigerantes, que não aumentou de um ano para o outro, menor participação de mercado e compressão de margem, “em uma tendência preocupante para a hoje pouco representativa unidade de negócios da Ambev”, escreveu em relatório.

Veja também

  • Linha de produção da Ambev
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSAmbev passa por ressaca pós-Copa e perde espaço para Heinekenquery_builder 25 out 2018 – 16h10
  • Cervejas da Heineken vistas em mercado na França
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSHeineken cresce e em mercados como o Brasil, isso virou um problemaquery_builder 13 fev 2019 – 06h02

Os preços dos refrigerantes da Ambev seguem a tendência da gigante no setor, a Coca-Cola. A Coca-Cola aumenta os preços no último trimestre do ano, o que pode ter consequências nas vendas de todo o setor.

Mas esse motivo sozinho não explica os obstáculos da Ambev. “Mesmo se assumirmos que a Ambev sofre mais durante o quarto trimestre (como ela segue os aumentos de preço da Coca-Cola), o número combinado para o segundo semestre de 2018 também aponta para perda de participação de mercado”, escreveu o Itaú BBA em relatório.

A empresa tem planos detalhados para sua divisão de cerveja, tanto para as marcas mais populares quanto para as premium. A Skol Hops, lançada para competir no segmento de puro malte, já vende quase tanto quanto a Brahma Extra. As marcas premium globais Budweiser, Stella Artois e Corona cresceram 35% no último trimestre do ano.

Já em relação ao segmento de bebidas não alcoólicas, não há muitos detalhes. “Apesar dos desafios deste mercado, continuamos investindo na expansão do premium, com as marcas Lipton, Tônica e Gatorade”, escreveu a companhia na divulgação de seus resultados anuais. O segmento premium corresponde a apenas 13% do volume de não-alcoólicos.

Se a concorrência já é difícil no segmento que a Ambev domina, é ainda mais complexa no setor de sucos e refrigerantes.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Clientes acusam instituições de cadastro indevido de chaves do Pix e dificuldade no cancelamento
Salões de Detroit e Paris são cancelados por pandemia do coronavírus
Veja como evitar armadilhas do empréstimo consignado do INSS

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO