TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

CTAv promove debates sobre participação feminina no audiovisual

por tag3 / terça-feira, 12 março 2019 / Publicado em Cultura

De 25 a 29 de março, o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da Secretaria Especial da Cultura promove a Semana da Mulher, com uma rica programação voltada a apresentar, discutir e homenagear a presença feminina no audiovisual.

Serão realizadas três mesas que discutirão os seguintes aspectos: mulheres negras, mulher trans e mercado feminino audiovisual. O evento ainda oferece uma mostra dedicada exclusivamente a filmes dirigidos por mulheres. As atividades ocorrem sempre das 14h às 17h, na sede do CTAv, no Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora geral do CTAv, Daniela Pfeiffer, a semana lança luz sobre a presença da mulher nas diversas plataformas do audiovisual. “No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, incluímos em nosso calendário uma série de ações e seminários que lembrarão as lutas e conquistas das mulheres, especialmente a sua participação e papel no audiovisual”, afirma.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas até o dia 18 de março e podem ser feitas neste link. São 50 vagas para cada mesa e 25 lugares para assistir a mostra, sendo que o preenchimento será feito segundo a ordem de inscrição – priorizados aqueles que tenham renda mensal familiar inferior ou igual a três salários mínimos (R$ 2.994,00).

Programação

25/03

Mesa: Mulheres Negras no Audiovisual
Integrantes:
Marina Alves – Fotografa, operadora de câmera, Professora da UERJ, com projetos junto à Anistia Internacional, Festival FotoRio2018, Núcleo Agoyá;
Thais Rosa – Turismóloga, pesquisadora e empreendedora. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e Analista Ambiental e Gestão do Território (ENCE). Fundadora da Conectando Territórios, que busca aproximar a história, memória e cultura de comunidades tradicionais brasileiras. Idealizadora e diretora da websérie NZINGAS: Travelling Black Queens.
Lourence – Cozinheira, estudante de Gastronomia, doutoranda em Nutrição, pesquisadora da Cozinha de Santo e Cozinha Afro-brasileira.
Mediadora:
Angélica Ferrarez – Historiadora, apresentadora do Rodadas, pesquisadora da história e memória do samba.

26/03

Mesa: Mercado Audiovisual Feminino.
Integrantes:
Paula Alves – Formada em Cinema pela UFF. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais e doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela ENCE/IBGE. Diretora, curadora e produtora do Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino. Pesquisadora do GRAPPA – Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais e do GRUA – Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais. Tem experiência nas áreas de Pesquisas Sociais, Demografia, Cinema, Produção Cultural, Imagem e Representação, Gênero, Cor/Raça, Movimentos sociais e urbanos, Direitos Humanos e Mercado de Trabalho;
Flavia Candida – Produtora cultural, cineasta, curadora audiovisual e analista de projetos. Proveniente do curso de cinema da Universidade Federal Fluminense, onde dirigiu o curta O Metro Quadrado, vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2002.
Karla Holanda – Professora e atual chefe do Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Comunicação. Estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste.
Nina Tedesco – Diretora de fotografia e professora da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa questões de gênero e sexualidade no audiovisual, com ênfase na produção latino-americana. É uma das organizadoras do livro Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro (2017).
Mediadora:
Tetê Matos – Doutora em Comunicação pela UERJ (2018) e mestre em Ciência da Arte pela UFF (2000). Desde 1997 é professora do curso de Produção Cultural da UFF. Dirigiu os documentários premiados “Era Araribóia um Astronauta?” (1998), “A Maldita” (2007) e “Fantasias de Papel” (2015) e “Maldita FM” (2019) em fase de finalização. Exerce atividades de curadoria e consultoria em mostras e festivais. Foi diretora do Araribóia Cine – Festival de Niterói (2002 e 2013).

27/03

Mesa: Representatividade Trans no Audiovisual

Integrantes: A definir.
Mediadora:
Dandara Vital – Atriz, diretora e coordenadora do Projeto Trans+Respeito, projeto de inclusão social de travestis, mulheres trans e homens trans. É também Assessora de Cultura, ambos pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Ceds Rio). A partir de sua vivência como uma mulher trans no teatro, mobilizou muitos movimentos que denunciam a falta de representatividade trans nas artes.

29/03

Mostra Olhares Femininos – Sessão de curtas metragens produzidos pela Programadora Brasil (Evento interno e externo).
Filmes da mostra:
Cartão Vermelho, de Laís Bodansky.
Três Minutos, de Ana Luiza Azevedo.
Messalina, de Cristiane Oliveira
Desventuras de um dia, ou a vida não é um comercial de margarina, de Adriana Meirelles.
Dalva, de Caroline Leone.
Estória alegre, de Cláudia Pucci.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Tiê adiciona flores ao ‘doce jardim’ com ‘Kudra’, EP de boas vibrações
André Mussalem canta valsa com Zé Manoel em single que anuncia segundo EP da trilogia ‘Distopia’
Black Eyed Peas lança álbum de reggaeton pouco inspirado com Shakira e mais latinos; G1 Ouviu

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO