TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

MIS abre discussão sobre especulação imobiliária e sexualidade na 3ª idade com filme Aquarius

por Administrador / quarta-feira, 17 abril 2019 / Publicado em Cultura
O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), em parceria com o Cineclube Árvore-ser, exibe nesta quarta-feira (17.4), às 19 horas, o filme Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O evento é aberto a todos os interessados, com entrada franca. A classificação é de 18 anos.

Aquarius (2016, 2h26min) narra a história da jornalista aposentada Clara (Sônia Braga), que defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. No elenco, Sônia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkins e Irandhir Santos.

Clara é uma viúva de 65 anos, última moradora do edifício que dá título à obra, na orla da praia de Boa Viagem, no Recife. No decorrer do filme, acompanhamos o dia a dia da protagonista, sua relação com seus amigos e familiares, e a investida de uma construtora que pretende comprar o prédio a todo custo, visando erguer um mais moderno no local. O longa-metragem aborda temas como especulação imobiliária, passagem do tempo e memórias, e discute ideias pré-concebidas sobre a vida e sexualidade de uma mulher na terceira idade.

O filme foi inspirado no Edifício Caiçara, erguido na década de 1930 e parcialmente demolido em 2013. Os planos iniciais eram que o longa fosse gravado no próprio Caiçara. Contudo, a demolição deste acabou impossibilitando a equipe de realizar as filmagens na locação. Com isso, as cenas tiveram que ser rodadas no Edifício Oceania, um prédio vizinho e com características bem parecidas com as do Caiçara.

Trata-se do primeiro trabalho de Sônia Braga no cinema brasileiro em quinze anos. O diretor Mendonça Filho convenceu a atriz a fazer três semanas de ensaio antes das filmagens. Braga está em praticamente todas as cenas do filme, exceto no prólogo, e sentiu que o roteiro transmite muito dos seus próprios pensamentos sobre a sociedade brasileira. O longa foi premiado em diversos festivais, entre eles o Festival de Sidney, Festival de Transatlantyk e Festival World Cinema Amsterdam, nos quais venceu como Melhor Filme.

O Cineclube Árvore-ser, que é parceiro do MIS nesta exibição, é um projeto independente de estudantes universitários, que surgiu em 2016 com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura na cidade e provocar o debate sobre temas ligados à filosofia e educação. O início das atividades do Árvore-ser foi com o Café Filosófico na Casa Fernando Pessoa, no bairro Villas Boas, em abril de 2016, como ideia do estudante de Filosofia da UFMS, Alyson Ladislau. A parceria com o MIS iniciou-se no ano passado, com a exibição de Blade Runner.

Um dos integrantes do Cineclube, o estudante de Arquitetura da Uniderp, Douglas Setorowicz, explica que o nome do grupo surgiu a partir da obra de Manoel de Barros. “Arvore-ser é a pessoa que tenta evoluir a partir disso, do estado de ser árvore. Visamos trazer pessoas novas para, com o objeto do filme, tratar da nossa realidade, para trazer algum tipo de debate para refletir sobre algumas situações da nossa realidade. A gente tenta fazer essa interação das pessoas com a cultura e a educação”.

Serviço: Exibição do filme Aquarius, em parceria com o Cineclube Arvore-ser. Dia 16 de abril, quarta-feira, às 19 horas. Entrada franca. Classficação indicativa: 18 anos. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 550, Centro. Telefone: (67) 3316- 9178.

Fonte: Portal do MS

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Com sabor nordestino e João Neto e Frederico, falta pouco para Festa da Farinha
Adriana Calcanhotto revela capa de álbum que conclui viagem marítima da artista
‘Órfãos da terra’ ganha principal troféu do Seoul Drama Awards, premiação da TV sul-coreana

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO