TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Escritor português Valter Hugo Mãe é homenageado da 8ª Fliaraxá

por tag3 / terça-feira, 18 junho 2019 / Publicado em Cultura
O escritor Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade, é homenageado na oitava edição da Fliaraxá (Foto: Divulgação)

A 8ª edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) chega à cidade mineira no feriado de Corpus Christi, entre 19 e 23 de junho, com o tema Literatura, Leitura e Imaginação. Em 2019, dando sequência à vocação lusófona do festival, o grande homenageado é Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade, que lança três livros novos e participa de mesas e bate-papos durante toda a programação do evento, em Araxá (MG). Outra novidade é a parte visual do evento, toda composta por ilustrações de Valter, artista plástico, feitas com exclusividade.

A Fliaraxá tem o objetivo de atrair o universal ao âmbito regional e produzir sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá, onde mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o interesse pelos livros e pela leitura, entre eles o convidado especial do Fliaraxá, o autor angolano José Eduardo Agualusa, uma das mais importantes vozes da literatura africana de expressão portuguesa.

Como já virou tradição, a acolhedora Araxá será inundada pelo público interessado nos debates, palestras, conversas, sessões de autógrafos, encontros e leituras. Tudo isso, embalados pela programação musical da área de Gastronomia, instalada do lado de fora do Hotel.

Toda a programação do Fliaraxá tem entrada gratuita, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CBMM, apoio cultural do Itaú e parceria do Sesc SP. A programação completa está disponível no site oficial do evento: www.fliaraxa.com.br.

Protagonismo turístico e cultural

O Patrono desta edição é Machado de Assis, que no dia 21 de junho, sexta-feira, completaria 180 anos. Ele foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um de seus fundadores. Uma homenagem será realizada com a presença do atual presidente da entidade, o escritor Marco Lucchesi, acompanhado de outros acadêmicos. A Patrona Local será a escritora Maria Santos Teixeira (in memorian) e a homenagem constará também com a presença de dois convidados especiais: Conceição Evaristo e Zuenir Ventura.

A curadoria é composta pelo criador do Festival, o gestor cultural Afonso Borges, pela historiadora e professora Heloisa Starling, pelo cientista político Sergio Abranches, pela filósofa Marcia Tiburi e pelo educador Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.

“Araxá retomou seu protagonismo turístico e cultural nos sete anos de realização do Fliaraxá, que promoveu uma verdadeira revolução na cena cultural local. Uma ação permanente, que perpassa os dias do festival, fez aumentar o número de leitores, fortaleceu a cadeia produtiva, e estimulou o surgimento de novos autores, seja via Concurso de Redação ou simplesmente pelo contato direto com os grandes nomes da literatura nacional e internacional que todo ano desembarcam na cidade”, explica Afonso Borges.

O Festival reuniu, no ano passado, quase 30 mil pessoas, em quatro dias de evento, com a presença de 120 autores. Turistas e moradores atraídos não só pela literatura, mas pelo Fliaraxá Gastronomia montado em grandes estruturas na área externa com Hotel, com uma programação musical diversificada.

Educação e Leitura: o legado do Fliaraxá

O objetivo do Fliaraxá é o estimulo à leitura, principalmente entre as crianças e os jovens. É visível o crescimento do interesse pelo livro nesta faixa etária, retorno dado pelos professores, escolas e educadores de Araxá. Em 2018, aconteceram diversas atividades em colégios uma semana antes do início do evento. A receptividade foi tão positiva que este ano o Pré-Fliaraxá vai promover um “esquenta” nas escolas públicas e particulares da cidade, entre os dias 10 e 18 de junho, em uma forma ativa de envolver a população e democratizar o acesso à cultura.

A efervescência cultural ativa a economia criativa de Araxá. Numa verdadeira maratona, vão acontecer debates, palestras, oficinas, contação de histórias, rodas de leitores, saraus e doações de livros.

Edição repleta de atrações

O 8o Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em suas edições anteriores: forte presença nas escolas, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma imensa livraria, a cargo da Blooks, do Rio de Janeiro, que venderá também livros a preços reduzidos; a continuidade do concurso de redação Maria Amália Dumont; a integração entre a história dos patronos e autores homenageados com os alunos e as escolas; e uma programação específica dirigida às crianças e adolescentes.

A área de Gastronomia, instalada na parte externa do Grande Hotel, vai ter, este ano, foco na culinária mineira e da região, em uma comunhão com a literatura. Um projeto vai alinhar a comida dos grandes clássicos com jantares/palestras. Estão na pauta também os queijos, doces e demais componentes da chamada economia criativa. Além disso, uma extensa e proveitosa programação de teatro e música.

Destaca-se também o projeto Sempre Um Papo, onde os escritores conversam descontraidamente com o público, em salas menores, durante uma hora por dia, fora da programação oficial; o Fliaraxá Mirim vai construir atividades dedicadas às crianças na grama e arredores do Grande Hotel; o evento pretende também incentivar as agências a promover visitas guiadas às fazendas produtoras de queijo e cachaça na região e na Serra da Canastra, impulsionando a economia criativa da região. Além disso, vale ressaltar a presença institucional do Sesc, Senac, Sesi e Sebrae, com uma programação de cursos, workshops e conteúdo específico.

A história do Fliaraxá

O Fliaraxá foi criado em 2012 e sua 1a. edição teve como tema Juventude, Literatura e Experiência, com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas. Em 2013, com o tema A Viagem na Literatura, a 2a. edição recebeu 44 autores e público de 8 mil pessoas. A 3a. mostra, em 2014, com o tema Leitura para um Mundo Melhor, somou 11 mil pessoas e presença de 40 autores. Em 2015, em sua 4a. edição, o tema foi Imagina o Livro, Imagina a Cidade e contou com 60 autores e 15 mil espectadores. Em 2016, na 5a. edição, com o tema O Amor, a Leitura e as Diferenças, perto de 17 mil pessoas mil pessoas participaram do festival, com a presença de 70 convidados.

A 6a. edição do Fliaraxá marcou a mudança para o Tauá Grande Hotel de Araxá, edificação qualificada como Patrimônio Histórico Brasileiro. Com o tema Língua, Leitura e Utopia, o Festival recebeu 25.776 pessoas, 80 autores, oferecendo 125 atividades. Foi criado, também, na área externa do hotel, o Fliaraxá Gastronomia. Em 2018, mais de 27 mil pessoas, em plena Copa do Mundo, prestigiaram a 7a edição, com o tema Alma, Leitura e Revolução que contou com a presença de 120 autores.

Mais de 130 mil livros foram comercializados na livraria do Fliaraxá, em todas as edições. Autores de renome nacional e internacional participaram do evento nestes sete anos ininterruptos de realização.

Famosa e acolhedora estância hidrotermal e climática mineira, Araxá, com seus 104 mil habitantes, é um atrativo turístico do Circuito das Cidades das Águas Minerais do Estado. O Tauá Grande Hotel é procurado por visitantes do Brasil e do mundo para temporadas de descanso, repouso e tratamento.

Serviço

VIII Fliaraxá – Festival Literário de Araxá
Entrada: franca
Data: 19 a 23 de junho de 2019
Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá
Endereço: Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG
Informações: www.fliaraxa.com.br – info@fliaraxa.com.br

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Com informações da Fliaraxá
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

North West, filha de Kanye West, canta em desfile da marca do rapper na Semana de Moda de Paris
Netos de Luiz Gonzaga divulgam ‘nota de nojo’ por uso de música do compositor em live de Bolsonaro
Titãs recriam, e também destroem, a produção áurea da banda no molde de trio acústico

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO