TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Amazon perde a briga contra o Instagram, mas ficou ainda mais forte

por tag3 / quarta-feira, 19 junho 2019 / Publicado em Negócios

Amazon: Por conta do seu tamanho, a empresa tem potencial para cometer erros gigantescos (David Ryder/Getty Images)

Um produto da Amazon fracassou, dois anos após seu lançamento, mas a gigante do comércio eletrônico não parece preocupada. A companhia está encerrando as atividades de seu rival do Instagram, chamado de Spark. O aplicativo foi criado em 2017 como um novo canal de vendas.

Na rede, os consumidores eram encorajados a postar fotos de itens que compraram pela varejista online e recomendar, dar dicas e sugestões sobre os produtos. Os usuários podiam clicar em itens nas fotos, que seriam adicionados automaticamente ao carrinho de compras. Apenas usuários Prime, que pagam um valor anual para ter acesso a diversos serviços da companhia, tinham acesso à rede social de compras.

Mas a Spark não gerou a centelha necessária para crescer. O aplicativo não ficou muito conhecido e acabou sendo engolido pelo Instagram, que lançou diversas funcionalidades para compras.

Segundo um relatório do Deutsche Bank, obtido pelo Business Insider, a funcionalidade de compras dentro do aplicativo do Instagram deve gerar mais de 10 bilhões de dólares em receitas para a rede social em 2021. O segredo é a função Checkout, que facilita o processo de compra pelo Instagram – semelhante à ideia inicial da Spark.

No entanto, o aplicativo da Amazon não tinha o mesmo apelo da rival. Desconhecido e com pouco engajamento, a maior parte do feed de imagens era produzido pela própria empresa. Faltou a parte social da rede de compras.

Veja também

  • Jeff Bezos, CEO da Amazon, durante uma entrevista coletiva em 6 de setembro de 2012
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSProjeto de satélite da Amazon vai custar bilhões, diz Bezosquery_builder 8 jun 2019 – 08h06
  • Caixas da Amazon, dia 29/07/2016
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSEstá mais caro brigar com a Amazon – quem ganha e quem perde nessa corridaquery_builder 2 jun 2019 – 08h06

Com o fim das atividades, desenvolvimento da rede social Spark poderia ser visto como um erro da varejista. No entanto, a cultura da gigante estimula tentativas, erros e acertos, como é comum em startups que ainda estão descobrindo seu caminho.

O aprendizado com o Spark será usado no novo projeto da empresa, o #FoundItOnAmazon, ou Encontrei na Amazon, e no Interesting Finds, ou Achados Interessantes, plataformas que oferecem um novo jeito de encontrar novos produtos no marketplace da varejista. Segundo um porta-voz da Amazon, “a companhia pivotou e estreitou a experiência com base no que ressoou com os clientes”, de acordo com o The Verge.

Para a empresa, “é sempre o Dia 1”. “O Dia 2 é seguido pela irrelevância. Seguido por declínio excruciante e doloroso. Seguido pela morte. E é por isso que é sempre o dia 1”, escreveu Jeff Bezos, fundador e presidente da empresa, em carta.

Há alguns anos, quando a Amazon anunciou o fim do Fire Phone, a experiência da companhia no segmento de smartphones, Bezos viu o fiasco – e os 170 milhões de dólares gastos no projeto – como algo bom. “Se você pensa que esse é um grande fracasso, estamos trabalhando em fracassos muito maiores no momento. Não estou brincando”, disse ele na época.

Por conta do seu tamanho, a empresa tem potencial para cometer erros gigantescos. O aprendizado, porém, pode ser ainda maior.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Contratação de crédito rural sobe 18% na metade da safra 2020/21 e atinge R$125,3 bilhões
Bolsonaro omite que governo não quis 13º do Bolsa Família e culpa Maia, que chama presidente de mentiroso
Onde investir com juro real negativo?

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO