TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Patrimônio cultural do Rio Grande do Sul é prestigiado por Henrique Pires

por tag3 / sexta-feira, 21 junho 2019 / Publicado em Cultura

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, cumpre agenda no interior do Rio Grande do Sul nesta semana. Ele viajará à Pelotas e Pedro Osório para uma série de compromissos que incluem reuniões para preservação do patrimônio material e imaterial destas localidades, além de visitas a feiras e locais históricos.

O secretário especial da Cultura, Henrique Pires, esteve em audiência pública sobre prédios tombados como patrimônio, na Câmara Municipal de Pelotas (Foto: Clarice Castro / Ascom Ministério da Cidadania)

A agenda tem início na tarde desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Pelotas, em uma audiência pública sobre prédios públicos tombados como patrimônio histórico nacional. Em maio de 2018, o conjunto histórico do município foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cidadania, e registrado em três livros do Tombamento: o Histórico, o de Belas Artes e o Arqueológico, etnográfico e paisagístico.

Na quinta-feira, Henrique Pires vai à Fenadoce, feira dedicada à tradição doceira da região e que oferece atrações culturais, gastronômicas e comerciais para os visitantes. Anualmente, o evento atrai milhares de visitantes para a cidade. Em 2018, 239 mil pessoas passaram por lá e consumiram mais de 1,4 milhão de docinhos.

Os doces de pelotas também são reconhecidos como patrimônio cultural pelo Iphan. O modo de fazer os doces finos e coloniais na região foi registrado no Livro dos Saberes, onde ficam inscritos os patrimônios imateriais. Para as doceiras e doceiros, a preservação do ofício assegura a continuidade das trajetórias e tradições de suas famílias, principalmente as rurais, que se encontram profundamente ligadas à região colonial.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
Os doces de pelotas são reconhecidos como patrimônio cultural pelo Iphan (Foto: Gustavo Mansur / Iphan)

Patrimônio ferroviário

Na sexta-feira (21), o secretário segue para Pedro Osório, sua terra natal, onde será recebido pelo prefeito, Moacir Otílio Alves. Da prefeitura, eles seguem para o Pavilhão da via férrea, declarado patrimônio ferroviário pelo Iphan. A linha que passa pelas duas estações da cidade foi construída em diversas fases e contou com a participação de diversas empresas, como a Southern Brazilian R. G. do Sul, a Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil e a V. F. Rio Grande do Sul.

Em encontro realizado em Brasília, no dia 29 de maio, além de convidarem Henrique Pires para visitar a cidade, tanto o prefeito, quanto o secretário de Planejamento do município, João Carlo Oliveira, buscaram apoio para a salvaguarda e manutenção destes bens, que fazem parte do patrimônio histórico nacional.

De acordo com a Lei 11.483, de maio de 2007, cabe ao Iphan receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), assim como garantir sua guarda e manutenção. Deste modo, o instituto passou avaliar, dentre todo o espólio da RFFSA, quais são os bens detentores de valor histórico, artístico e cultural.

Seguindo o cronograma, o secretário ainda visitará o Centro de Arte e Cultura Pasquale Marchese e a Biblioteca Pública Municipal Lucy Ferreira Buonocore, equipamentos de relevância para o desempenho das atividades culturais na cidade. O centro, por exemplo, é o único museu do município. Aberto em 1998, é dedicado à história de Pedro Osório e possui arquivo, biblioteca, livraria e teatro/auditório, com capacidade de 70 lugares.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Zé do Caixão: relembre os seis filmes de José Mojica Marins com seu maior personagem
Profissionais da área técnica de eventos organizam passeata para reivindicar plano emergencial
Sharon Stone fala sobre irmã com lúpus internada com Covid-19: ‘Lutando pela vida’

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO