TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Secretário Henrique Pires recebe representantes do UNOPS

por tag3 / quarta-feira, 17 julho 2019 / Publicado em Cultura
O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires (centro), recebeu os arquitetos David Melo e Sylvio Farias, ambos representantes do Escritório das Nações Unidas (ONU) de Serviços para Projetos (UNOPS). Foto: Ronaldo Caldas / Ascom Ministério da Cidadania

Na tarde desta terça-feira (16), o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, recebeu os arquitetos David Melo e Sylvio Farias, ambos representantes do Escritório das Nações Unidas (ONU) de Serviços para Projetos (UNOPS). No Brasil desde 2012, o escritório é um braço operacional da Organização Global e trabalha com a formulação e gestão de projetos em diversas instâncias.

Durante o encontro, Henrique Pires disse aos representantes que instituições vinculadas ao Ministério, por conta da própria natureza de suas atividades, necessitam de apoio tanto para a elaboração, quanto para a execução de seus projetos. Um exemplo, é o edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). Segundo Henrique Pires, houve instituições que poderiam ter se beneficiado com a iniciativad do FDD, mas não o fizeram, pois não tinham projetos preparados.

Neste sentido, os representantes do escritório da ONU sinalizaram a possibilidade de se firmar um memorando de entendimento entre a Secretaria e a UNOPS, o que possibilitaria que essas instituições tivessem acesso ao escritório e seus serviços.

O secretário ainda destacou a necessidade de especialistas nesta área nos municípios brasileiros. David destacou que, de todas as parcerias que o escritório mantém no Brasil, a única firmada diretamente com um município diz respeito ao apoio que a UNOPS presta à prefeitura de Porto Alegre para a revitalização do Parque da Orla do Guaíba. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores também faz parte desta parceria.

Na reunião, David explicou ao secretário Henrique Pires o trabalho desenvolvido pela UNOPS junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Diante da necessidade do Iphan de gerir diversas obras a monumentos e sítios patrimoniais, no âmbito do PAC Cidades Históricas, foram elaboradas composições de custo, para que o órgão pudesse elaborar e analisar propostas de orçamentos de restauro e reparação com mais agilidade e facilidade.

Representação Global

Com mais de 20 anos de experiência na formulação, gestão e implementação de projetos, a UNOPS está presente em mais de 80 países. O escritório do Brasil está vinculado ao Regional da América Latina e Caribe, cuja sede fica na cidade do Panamá. O escritório brasileiro da UNOPS fica em Brasília.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Youtuber Júlio Cocielo vira réu acusado de racismo após comentários em redes sociais
Arnaldo Saccomani deixa obra que foi da vanguarda ao popular na indústria do disco
Coronavírus faz 3º Mostra de Cinema Brasileiro em Lisboa acontecer em modo ‘drive-in’

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO