Com investimento de R$ 2 milhões do governo federal, a 11ª Estação Cidadania do Brasil está em São Vicente, na Baixada Santista (SP). Maior complexo sociocultural da região, com três mil metros quadrados de área, o espaço reúne, em um só lugar, atividades esportivas, culturais e de assistência social.
Acompanhado do secretário adjunto de Esportes, Marco Aurélio Araújo, o secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural do Ministério da Cidadania, Paulo Nakamura, comentou a importância do equipamento para suprir as necessidades de lazer e desenvolvimento da região em que está inserido, de alta vulnerabilidade econômica e social. “A Estação Cidadania atenderá o bairro de Humaitá, uma região onde eles tinham pouquíssimas opções de espaços culturais e para atividades físicas e esportivas. É um equipamento muito esperado por toda a comunidade”, afirmou Nakamura.
A Estação Cidadania de São Vicente conta com dois edifícios multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro com 60 lugares e salas para aulas diversas. Na área externa, há uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate e de caminhada, playground e equipamentos de ginástica. A Estação também abriga um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Para o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, a Estação Cidadania terá a missão de proporcionar atividades de integração e desenvolvimento, principalmente aos jovens das comunidades que ficam no entorno do bairro Humaitá.
“Oportunizar a esta molecada, crianças e adolescentes, dar a eles condição de que estejam inseridos nas políticas públicas é maravilhoso. A Estação Cidadania vai ao encontro disso, por ter toda essa modelagem que dá à comunidade a propriedade deste equipamento, por ser um equipamento aberto, que tem esporte, cultura e desenvolvimento social. Com certeza, vamos trazer a população para dentro da Estação”, enfatiza.
As inscrições para as oficinas na Estação Cidadania de São Vicente começam na próxima semana e podem ser feitas presencialmente ou na Secretaria Municipal da Cultura. Cursos de teatro, pintura em tela e de iluminação e sonorização de espetáculos serão os primeiros oferecidos à comunidade.
A Estação Cidadania de São Vicente é administrada pela prefeitura, mas conta com um grupo gestor formado por representantes da comunidade e da sociedade civil organizada. Até o final deste ano, o Ministério da Cidadania pretende inaugurar mais 41 Estações Cidadania em todo o País.
Para saber mais sobre as Estações Cidadania e os programas da Secretaria Especial da Cultura, acesse cultura.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania