TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Na contramão da Netflix, YouTube derruba paywall para conteúdo original

por tag3 / quinta-feira, 29 agosto 2019 / Publicado em Negócios

(Omar Marques/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Na guerra do streaming que já envolve nomes como Disney, Netflix, Apple e HBO, o YouTube vai apostar em um novo caminho.

A plataforma de vídeo do Google anunciou que não vai mais cobrar para que os usuários assistam às séries originais que vai começar a lançar. O anúncio foi feito durante o lançamento nesta quinta-feira 29 da primeira temporada completa da série Cobra Kai, original do YouTube e baseada no filme Karatê Kid.

Veja também

  • Netflix
    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    TECNOLOGIARainha do streaming, Netflix ainda fatura alto com aluguel de DVDsquery_builder 27 ago 2019 – 15h08

As séries originais que o YouTube vai começar a lançar a partir de agora poderão, a partir de 24 de setembro, ser assistidas gratuitamente mesmo para quem não é assinante de seu serviço de streaming, o YouTube Premium, lançado no ano passado. Ao contrário do modelo usado pelos concorrentes, que é baseado em assinaturas, o pagamento dos usuários do YouTube pelo conteúdo original virá de outra forma: em receita de anúncios.

Já os assinantes do YouTube Premium continuarão a poder ver o conteúdo sem anúncios e têm também outras vantagens, como poder “maratonar” as séries — os não-assinantes terão acesso a somente um episódio por semana. Assinantes também têm vantagens como continuar ouvindo ou assistindo vídeos em segundo plano no celular e ter acesso ao catálogo completo do serviço (para além dos originais do YouTube, incluindo títulos de outras produtoras que não podem ser exibidos gratuitamente por questão contratual).

Para o resto do ano, o YouTube planeja o lançamento de novos títulos de conteúdo original. A líder do projeto é a veterana de Hollywood Susanne Daniels, contratada em 2015 para fazer do YouTube Premium um concorrente aos moldes do Netflix. Daniels disse nesta quinta-feira que a empresa, agora, está “desenvolvendo novas séries e especiais centradas em áreas favoritas dos fãs como música, personalidades e aprendizado de longo prazo”.

O conteúdo original deve incluir modelos como reality shows e programas, e não somente séries — nicho em que os executivos da empresa passaram a aceitar que a concorrência será muito grande e o investimento, muito alto.

Entre este ano e o ano que vem, para além da líder Netflix, produtoras de conteúdo devem lançar suas plataformas próprias de streaming e apostar em conteúdo original para conseguir assinantes mensais. A Disney terá o Disney+, a Apple, o Apple TV+, a Warner e a HBO (agora com a AT&T) terão o HBOMax. A Amazon também já é dona do Amazon Prime Video.

Veja também

    • Facebook
    • Twitter
    • LinkedIn
    • Tumblr
    NEGÓCIOSApple vai gastar com streaming mais que HBO em “Game of Thrones”query_builder 20 ago 2019 – 06h08

A decisão do YouTube em mudar o foco do conteúdo e apostar nos anúncios vem da tradição da empresa em ganhar dinheiro com publicidade, o que não acontece nas concorrentes do setor de streaming. A consultoria eMarketer estima que a receita de anúncios do YouTube vai crescer 20% em 2019 e chegar a 11,4 bilhões de dólares. O YouTube representa 11% de toda a receita de anúncios do Google.

Dois terços de todos os usuários que assistem vídeo na internet estão no YouTube, que tem 1,7 bilhão de usuários em todo o mundo. Uma base de usuários a ser monetizada que é infinitamente maior que os mais de 140 milhões de usuários da Netflix.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Hyundai vai ter banco em parceria com Santander Brasil
PMs do RJ receberam Auxílio Emergencial; secretaria criou comissão para investigar o caso
Quem tem poder político e econômico no Brasil não paga imposto, diz Guedes

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO