TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Sem picos: Quarentena muda forma de ouvir podcasts e músicas nos serviços de streaming

por Administrador / terça-feira, 12 maio 2020 / Publicado em Cultura

Horários de mais audição deixam de ser durante começo da manhã e fim da tarde, com consumo agora ficando mais espalhado ao longo do dia. Spotify e Deezer explicam mudanças. Usuária do Spotify observa playlist no celular Jamile Alves/G1 O distanciamento social, o home office e a pandemia da Covid-19 mudaram a forma que as pessoas usam as plataformas de streaming. Para entender o novo perfil de quem ouve podcasts e música nesses serviços, o G1 foi atrás do Spotify e da Deezer. As conclusões são as seguintes: Houve queda no começo da quarentena, mas a tendência é de estabilização; Horários de pico não são mais na hora do rush (começo da manhã e fim da tarde), o consumo agora é mais espalhado ao longo do dia; Audições de playlists de música infantil e música clássica cresceram; Quando a live de um artista bomba, é claro que a busca por músicas dele cresce. Marcos Swarowsky, diretor geral da Deezer no Brasil e América do Sul, explica que a maior "ocasião de consumo" sempre foi o deslocamento para o trabalho: "Nosso pico de usuários antes era sete da manhã e agora é entre nove e dez da manhã. Agora, o dia de maior consumo é o sábado, principalmente à tarde." A plataforma de streaming teve uma queda de 10% no número de streams na terceira semana de março, mas o número de usuários se manteve estável. No Spotify, a mudança de consumo foi parecida. Segundo a empresa, mais usuários têm ouvido conteúdo "em dispositivos como desktops de computadores, TVs, alto-falantes inteligentes e consoles de jogos". É algo natural. Quem pode está ficando em casa. Playlists com outra vibe Mulher utiliza seu celular com fones de ouvido GARO/Phanie Swarowsky conta que houve uma tentativa de repensar a parte de curadoria de playlists. "Antes, eram ouvidas mais playlists de gêneros. Agora, são mais playlists de 'moods', como as de calmaria, 'iniciando o dia', 'working from home'. Elas estouraram." Na Deezer, o estilo que mais caiu durante essas semanas de distanciamento social foi o punk. MPB e rap acústico foram dois dos gêneros com mais crescimento. As playlists com temas de culinária e serviços de casa foram as que mais bombaram no Spotify durante este período de isolamento. E isso é fruto de uma troca. Agora, todo mundo busca uma trilha para tarefas domésticas e familiares, em vez querer músicas para encontros com amigos. Podcasts de auto-conhecimento, bem-estar e meditação também tiveram aumento de audições nas duas plataformas de streaming, nas últimas semanas. Podcasts com notícias e explicações sobre o coronavírus, é claro, também estão com bom desempenho. Semana Pop faz homenagem aos artistas vítimas do novo coronavírus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Exposições e pedido para museu menos vazio marcam abertura de semana especial
Teatro se reinventa na internet, mas ainda busca forma de faturar para salvar profissionais parados
Traje do filme ‘2001: Uma Odisseia no Espaço’ vai a leilão

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO