TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Giraffas aposta em hamburgueria e em venda de produtos no varejo

por tag3 / sexta-feira, 24 julho 2020 / Publicado em Negócios

Loja do Giraffas: Rede de fast food inova para enfrentar a crise (Giraffas/Divulgação)

A rede de faz food Giraffas tem buscado diversificar sua atuação na crise. Agora vai apostar em hamburguerias e em produtos para o varejo. “Temos buscado desenvolver novos produtos e formatos. Esse é um momento que requer muita criatividade, estamos com cabeça de startup, pensando em coisas novas”, afirma o presidente do Giraffas, Carlos Guerra.

O novo formato de loja, batizado de Giraffas Burguer, é mais enxuto que as lojas tradicionais da marca, e uma alternativa para crescer em cidades menores do interior do país em um momento de crise econômica. A primeira loja do modelo será aberta em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

O novo formato mira cidades de 100 mil a 200 mil habitantes, podendo chegar a municípios ainda menores. O foco da rede de fast food é abrir unidades em regiões ligadas ao agronegócio, um dos poucos setores da economia que vivem um bom momento, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. A expectativa é ter cinco unidades no formato até o fim do ano.

“O Giraffas nasceu em Brasília e já tem força em cidades do interior. A novidade que estamos trazendo é um perfil de franquia um pouco mais barato, acessível a mais franqueados, diante da maior aversão ao risco”, afirma Guerra.

A ideia é que o novo formato tenha investimento inicial de pouco menos que 300 mil reais, incluindo a taxa de franquia, que pode ficar entre 20 mil e 30 mil reais. A loja vai vender hambúrguer, sanduíches de frango, sorvete e milk shake. O foco são as lojas de rua, que são mais baratas e não ficam sujeitas às restrições dos shopping centers em tempos de pandemia.

A aposta na hamburgueria significa também uma volta às origens do Giraffas, que começou a operar em Brasília nos anos 1980 como uma casa de lanches.

A rede também tem alterado algumas lojas já existentes a fim de atender ao novo momento do mercado. Uma unidade em Brasília passou a atuar no formato drive-thru. Outras estão testando o modelo drive-in, em que o cliente recebe o pedido no estacionamento da unidade.

O Giraffas se prepara ainda para se aventurar pelo varejo. A marca vai passar a vender sua maionese para os clientes que quiserem levar o item para casa. O produto foi desenvolvido pelo fundador Carlos Guerra e depois adaptado para a fabricação em escala industrial. Inicialmente, estará disponível nas lojas da rede. Depois, a ideia é oferecer em redes de supermercados.

“Passamos anos tentando adaptar a receita caseira para uma produção industrial. Até que conseguimos. Agora eu não faço mais a maionese caseira e comecei a usar a nossa industrializada”, diz Guerra.

A rede de fast food já estuda levar outros produtos para o varejo, como hambúguer, batata chips e molhos. Com isso, a ideia é seguir o movimento do consumidor, que está cozinhando mais em casa.

Os movimentos fazem parte de um esforço da companhia em buscar alternativas para o momento de crise que atinge todo o setor. Recentemente, o Giraffas lançou produtos em formato de rotisseria, para refeições em grupo, em casa ou no trabalho.

A modalidade é uma espécie de delivery tamanho família: em vez de encomendar pratos individuais, os clientes podem pedir uma feijoada para cinco pessoas, por exemplo, e dispor os pratos na mesa para que cada um se sirva como preferir. Também tem investido no delivery.

O Giraffas tem cerca de 400 lojas espalhadas pelo país, boa parte delas em praças de alimentação de shoppings. Cerca de 100 unidades continuam fechadas devido à pandemia. A expectativa da rede é terminar 2020 com faturamento de 30% a 40% menor que o de 2019. A rede faturou 750 milhões de reais em 2019, alta de 10% em relação a 2018.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Facebook remove anúncio de campanha de Trump por conter símbolo semelhante ao usado por nazistas
Shoppings do Alto Tietê estão com 11 oportunidades de emprego abertas nesta terça-feira
Desemprego bate recorde e chega a 14,4% no trimestre encerrado em agosto

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO