TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

BC aprova regras de sistema que permitirá pagamentos instantâneos

por Administrador / quarta-feira, 12 agosto 2020 / Publicado em Negócios

Cadastro no PIX começa em 5 de outubro. Ferramenta deve começar a operar em 16 de novembro e deve ser ofertada por aplicativo de celular da instituição participante. O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (12) que foi aprovado o regulamento do chamado "PIX", sistema que permitirá pagamentos e transferências instantâneas em todo o país.
O meio de pagamento vai possibilitar transações entre pessoas, empresas e governo 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
A instituição confirmou que o cadastro de Chaves PIX (número de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail), que facilitam a identificação do recebedor, terá início em 5 de outubro de 2020. Segundo o BC, o começo da operação plena do sistema está confirmado para o dia 16 de novembro.
PIX vai permitir pagamentos instantâneos; entenda
Banco Central divulga detalhes de novo sistema imediato de pagamentos
O banco afirma que as regras contemplam vários manuais técnicos, entre eles o que disciplina como os participantes devem utilizar a marca PIX.
Para as pessoas físicas, a instituição explicou que o PIX deverá ser ofertado por meio do aplicativo para celular da instituição participante.
"De forma a garantir uma experiência homogênea, simples e prática, o BC definiu requisitos mínimos que deverão ser observados pelos participantes. Já para as empresas, o PIX deverá ser ofertado por meio do principal canal digital da instituição, podendo ser via aplicativo ou internet banking, por exemplo", acrescentou.
O Banco Central informou, ainda, que, para promover a competição no sistema, foram realizadas alterações nas condições de participação das instituições de pagamento não sujeitas à autorização do BC e no papel dos participantes responsáveis junto a tais instituições.
"De forma a simplificar o escopo de atuação dos participantes responsáveis, evitando elevar os custos aos usuários finais, e ao mesmo tempo garantir a entrada segura das instituições de pagamento de menor porte, foi definido que tais instituições, ao aderirem ao PIX, passam automaticamente a integrar o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), ficando sujeitas a uma regulação mínima, com o custo de observância proporcional ao risco oferecido", explicou.
De acordo com o banco, também foi autorizada a redução do capital mínimo exigido das instituições que aderirem à ferramenta, "equalizando o tratamento em relação a outras instituições reguladas pelo BC".
"Esse movimento reduz ainda mais as barreiras à entrada, fomentando a participação e a competição", concluiu.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

A visita da velha senhora
Petrobras informa que Transpetro terá plano de desligamento para 557 empregados
Transportadora de medicamentos e insumos oferece 50 vagas para motoristas da região de Campinas

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO