TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Abertura de novas empresas tem alta de 0,5% até agosto, e fechamento recua 14,5%

por Administrador / quinta-feira, 17 setembro 2020 / Publicado em Negócios

Comparação é feita com relação ao mesmo período de 2019. Segundo o Ministério da Economia, abertura e fechamento de empresas foram impactados pela pandemia de Covid-19. O Ministério da Economia informou nesta quinta-feira (18) que 2,152 milhões de empresas foram abertas nos oito primeiros meses deste ano, o que representa um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado (2,14 milhões).
O fechamento de empresas recuou neste ano. De janeiro a agosto de 2020, 682.750 empresas foram fechadas, contra 799.025 em igual período do ano passado. Uma queda de 14,5%.
Os números foram apresentados pelo Ministério da Economia, por meio do boletim "Mapa de Empresas", relativo ao segundo quadrimestre de 2020.
De acordo com a pasta, a pandemia de Covid-19 influenciou diretamente tanto os fechamentos quanto as aberturas de empresas.
O secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Gleisson Rubin, explicou que o crescimento de 0,5% na abertura de empresas considera dois meses (abril e maio) de resultados "bastante impactados pela pandemia".
"Houve recuperação bastante forte em junho e julho, o que confirma recuperação da economia em V [queda forte, com retomada também pronunciada], mas não vinculamos ainda relação direta entre desemprego e início de atividade empreendedora, até porque outras variáveis também pesam nessa decisão", disse ele.
Segundo Rubin, um dos destaques dos últimos meses foi o fornecimento de alimentação para consumo familiar.
"As pessoas passam a ir menos aos restaurantes, bares, e se sentem mais seguras em consumir alimentação em suas próprias residências. Isso fomenta um novo mercado, e já está sendo captado pelos indicadores de abertura de empresas", disse.
De acordo com o Ministério da Economia, 19,289 milhões de empresas estavam ativas no Brasil no final do mês de agosto, das quais 10,689 milhões, ou seja, 55% do total, eram microempreendedores individuais (MEIs).
"A gente não viu foi a crise impactando nesses números [abertura de MEIs], política que ajuda o empreendedor que decide lagar seu emprego para montar seu negócios. E está funcionando muito na economia sobre demanda, motoristas e entregadores de aplicativos. Mas a gente não entende que o MEI está sendo uma saída par ao desemprego. De 2019 para 2020, houve desaceleração [na criação de MEIs]", avaliou a subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Antonia Tallarida.
Fechamento de Empresas
De acordo com Gleisson Rubin, do Ministério da Economia, a queda do fechamento de empresas também é resultado da pandemia. Ele explicou que, em abril e maio, meses mais impactados pelas medidas de distanciamento social, foi suspenso o atendimento físico em algumas juntas comerciais, resultando em um fechamento menor de empresas no período.
"Esse número se mostrou bem abaixo da média histórica [para esse período]", disse.
O secretário observou ainda que o fechamento formal de uma empresa é diferente da suspensão de atividades.
"Nossa legislação faz com que as dívidas constituídas pela pessoa jurídica [empresa] pela sejam sucedidas pelo CPF [repassado para os controladores, pessoas físicas]. Isso pode fazer com que o empresário retarde a decisão e fechar formalmente as empresas. Enquanto isso, permanece suspensa e pode voltar a funcionar mais à frente, ou se conduz a um fechamento formal", explicou.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Guaranys diz que governo segue trabalhando em desoneração da folha
Investimento cresce no 3º trimestre, mas não recupera participação no PIB
Nissan estima em 73,8 milhões de euros pagamentos a Ghosn não declarados

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO