TVK Web Cultural

  • CULTURA
  • TURISMO
  • NEGÓCIOS
  • POLÍTICA
  • GALERIA
  • CONTATO

Casa dos Ottoni preserva costumes e tradições da cidade de Serro (MG)

por tag3 / segunda-feira, 21 outubro 2019 / Publicado em Cultura
Foto: Divulgação

Brasília – A cidade de Serro (MG), a cerca de 312 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais, guarda um atrativo histórico para os turistas: o Museu Regional Casa dos Ottoni. Administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cidadania, o museu ocupa uma construção do século XVIII que pertenceu à família Ottoni, onde se destacaram os irmãos Theófilo e Cristiano Ottoni.

O diretor do museu, Carlos Alberto Xavier, explica que além das exposições de curta e longa duração, o local também abriga palestras, oficinas, encontros e atividades educativas. Tudo para provocar a reflexão do público que chega a mais de mil e quinhentos visitantes nos meses de bastante movimento. “Queremos que os visitantes possam refletir tanto sobre a história das pessoas quanto a do País. Criar, despertar esse sentimento de pertencimento, de apropriação, é o que a gente tenta fazer”, afirma.

A missão do museu é preservar, incentivar a pesquisa e divulgar o passado histórico e cultural do Serro e da família Ottoni, dedicando-se também a discutir o que possa se relacionar, nesse contexto, aos mais diversos aspectos da cultura atual. Criado em 1949, o museu abriga acervo formado, principalmente, por imagens de arte católica. Mas também preserva a história dos costumes e tradições da população do final do século XVIII e início do século XIX na região.

Professora de música em Belo Horizonte, Adriana Silva visitou o museu com o namorado e saiu de lá encantada com o que viu. “É maravilhoso, o material histórico é muito rico e recomendo o passeio porque é uma das melhores atrações da região”, disse.

História

Situado à Praça Cristiano Ottoni, n° 72, na cidade de Serro, o Museu Regional Casa dos Ottoni teve sua idealização em fins da década de 1940, sobretudo por intermédio de Rodrigo Mello Franco de Andrade, então diretor do, à época, Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) – o atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O imóvel, como a denominação já indica, pertenceu à família Ottoni, tendo ali nascido, entre outros irmãos, Teófilo Ottoni e Christiano Ottoni, ambos senadores no período do Império.

Protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o imóvel foi tombado pelo Sphan em 28/04/1950. Ainda nessa década, o edifício passou a abrigar um acervo de imagens sacras, tomando características de museu desde sua criação até o início da década de 1990, quando é oficialmente aberto ao público.

Serviço

Endereço: Praça Cristiano Ottoni, 72 – Praia – Serro – MG
Tel: (38) 3541-1440
Email: mrco@museus.gov.br
Horários: Terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 8h às 12h.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania

Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr

Assuntos Relacionados

Rihanna estreia em lista de músicos mais ricos criada por jornal britânico
Mãe de Amy Winehouse presta tributo ao 9º aniversário de morte da cantora
Obra delirante de Aldir Blanc com Guinga merece exaltação

Destaques

  • Câmara de Campo Grande aprova projetos sobre cultura, meio ambiente e inclusão de estudantes com TEA

    Na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de ma...
  • Semana Nacional de Museus 2025: Programação especial em Campo Grande homenageia Lídia Baís

    A 23ª Semana Nacional de Museus acontece entre ...
  • Porto Geral de Corumbá recebe Festival América do Sul 2025 com atrações nacionais e celebração da cultura regional

    Entre os dias 15 e 18 de maio, o histórico Port...
  • Campão Cultural 2024 traz programação intensa e gratuita até 6 de abril

    O Campão Cultural está de volta, levando uma pr...
  • Casa de Cultura de Campo Grande oferece cursos gratuitos em música e dança

    A Casa de Cultura de Campo Grande está com insc...
TOPO